Bancos Comunitários como um modelo de negócio em Economia Compartilhada

Autores

  • Flavia Mengardo Gouvêa Unicamp FCA-Limeira, SP / Banco do Brasil
  • Ieda Kanashiro Makiya Unicamp FCA-Limeira, SP

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v9i1.894

Palavras-chave:

Bancos Comunitários, Economia Compartilhada

Resumo

O presente artigo visa apresentar o Banco Comunitário como um modelo de negócios de Economia Compartilhada. Para tal, foram feitos levantamentos dos artigos científicos com a temática do Banco Comunitário com filtro para os artigos disponíveis nos periódicos Capes/Mec com essa temática, além de busca sistemática na biblioteca do Instituto Banco Palmas. Deste modo, pretende-se mostrar que há uma falta de estudos em compreender os Bancos Comunitários como uma Economia Compartilhada. O artigo, portanto, visa primeiro mostrar o que é um modelo de negócios em Economia Compartilhada, e, depois, propõe uma revisão de literatura sobre o Banco Comunitário, com ênfase em suas principais características, que o vinculam a uma rede em economia compartilhada.

Palavras-chave: bancos comunitários; economia compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Mengardo Gouvêa, Unicamp FCA-Limeira, SP / Banco do Brasil

Cursou a graduação em Relações Internacionais pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social (Unesp, campus de Franca-SP), no período de 2004 a 2008. Foi bolsista de iniciação científica pela FAPESP (2007 a 2009), com o tema "Imigração e modernização em Rio Claro na passagem do século XIX para o século XX", sob orientação do Prof. Dr. José Evaldo de Mello Doin. Em 2011, defendeu o mestrado no programa de História na Unesp, campus de Franca-SP, com o tema "Imigração alemã e sociabilidades em Rio Claro nos séculos XIX e XX", sob orientação da Profª. Drª. Márcia Pereira da Silva, com bolsa Capes/Cnpq (2010 a 2011). Em 2019 finalizou o MBA em Gestão de Negócios pela USP (Esalq, campus de Piracicaba-SP), com bolsa de estudos fornecida pelo Banco do Brasil S.A., com a monografia "Estratégia digital do Banco do Brasil na atualidade", sob orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Freitas Vian (2017 a 2019). É integrante, pesquisadora e bolsista do "The Economy of Francesco" (Economia de Francisco 2019/2022), com maiores informações disponíveis no sítio francescoeconomy.org. É estudante em doutorado, na área de Administração, na Unicamp (Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira-SP). Tem experiência em docência e orientação de estudantes, em graduação e pós-graduação, nas áreas de História, Sociologia, Economia, Administração, Gestão de Negócios, Relações Internacionais e Comércio Exterior. Exerce a função de Assistente de Negócios Pessoa Jurídica no Banco do Brasil S.A., na Agência Empresa Rio Claro-SP.

Ieda Kanashiro Makiya, Unicamp FCA-Limeira, SP

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - FCA-UNICAMP. Líder de Grupo de Pesquisa SB-LAB - Sustainable Business Laboratory / Laboratório de Negócios Sustentáveis na base CNPq. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/mestrado e doutorado), FCA-UNICAMP. Integrante do Laboratório de Agronegócio (LAG), vinculado ao Centro de Pesquisas em Administração (CEPAD) e Laboratório de Estudos de Gestão de Operações Sustentáveis (LEGOS), vinculado ao Centro de Pesquisas em Engenharia de Produção (CENPRO). Ênfase nos seguintes temas: Sustentabilidade, Qualidade & Produtividade, Smart Cities, Indústria 4.0, Economia Criativa. Possui Pós-Doutorado em indicadores de sustentabilidade pelo Climate Change Laboratory - Agricultural and Biological Engineering - University of Florida (2014). Desenvolvimento de pesquisas junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (2004-2005-2006). Doutorado em Gestão da Qualidade pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, EPUSP (2002). Mestrado em Tecnologia de Processos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas FEA-UNICAMP (1996). Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1989).

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Mengardo Gouvêa, F., & Kanashiro Makiya, I. (2024). Bancos Comunitários como um modelo de negócio em Economia Compartilhada . Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 9(1), 04–24. https://doi.org/10.36942/reni.v9i1.894

Edição

Seção

Artigos