O Impacto no mercado brasileiro das inovações de serviços de experiência por meio de plataformas online

Autores

  • Ariza Jaser Muhammad Shihadeh UNESPAR
  • Erica da Cruz Novaes Gonçalves Dias

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v3i1.170

Palavras-chave:

Inovação, Inovação Dissipativa, Serviços de Experiência, Economia Compartilhada

Resumo

periência por meio de plataformas online no mercado brasileiro, levando em consideração os dois dos setores em que a utilização possui maior ênfase no Brasil: o de transporte urbano individual, com a plataforma Uber, e o de hospedagens, com o Airbnb. Buscamos compreender as características que compõe cada serviço, as quais promovem a diferenciação e o destaque frente aos tradicionais prestadores de serviço das referidas áreas. Uma das características percebidas é o vínculo com a inovação disruptiva e com a economia compartilhada de serviços. Para identificar o impacto ocasionado por tais empresas realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Realizando comparações existentes em cada tipo de serviço, foi possível perceber que os impactos estão visivelmente presentes no mercado ao considerar a grande procura pelos atuais serviços, a oportunidade de emprego para pessoas que possuam um bem subutilizado e as ameaças que têm causado aos habituais prestadores de serviços que deverão se adaptar a tais mudanças ou oferecer um serviço mais consistente. Vale ressaltar que as percepções esperadas e obtidas pelos clientes em relação ao serviço concebido também é um fator que influencia no impacto ocasionado pelas empresas apontadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Shihadeh, A. J. M., & Dias, E. da C. N. G. (2018). O Impacto no mercado brasileiro das inovações de serviços de experiência por meio de plataformas online. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 3(1), 33–44. https://doi.org/10.36942/reni.v3i1.170

Edição

Seção

Artigos