Abordagem Conceitual Sobre Inovação a Partir do Manual de Oslo

Autores

  • Ana Lea Macohon Klosowski Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Marcos Paulo Fuck Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v8i2.676

Palavras-chave:

Conceito de Inovação, Atividades de inovação, Manual de Oslo

Resumo

Artigo tem como objetivo analisar a evolução dos conceitos de inovação ao longo das quatro edições do Manual de Oslo (MO), que, em grande medida, sintetiza debates a respeito do tema. Utilizou-se da revisão narrativa para descrever e discutir o desenvolvimento do assunto sob ponto de vista teórico e contextual. Com abordagem descritiva e qualitativa, o estudo constituiu-se da análise da literatura publicada em livros, manuais e artigos de periódicos e de eventos científicos. Os resultados mostram que ao longo das quatro edições as definições foram estendidas e novas conceituações foram atribuídas. O termo "inovação" passou a ser usado em diferentes contextos, como "atividades de inovação", referindo-se ao processo e "inovação", referindo-se a resultados. As definições levam a orientações sobre como as empresas podem ser caracterizadas, reconhece a possibilidade de ocorrerem inovações em outros tipos de organização, não ficando restritas às inovações tecnológicas e organizacionais, podendo ser institucionais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Fuck, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do Departamento de Economia da UFPR.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Macohon Klosowski, A. L., & Fuck, M. P. . (2023). Abordagem Conceitual Sobre Inovação a Partir do Manual de Oslo. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 8(2), 44–64. https://doi.org/10.36942/reni.v8i2.676

Edição

Seção

Artigos