Do Tradicional ao digital

como a maturidade digital redefine o futuro das cooperativas de crédito

Autores

  • Ana Beatriz Oliveira Martins Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Heloiza Cristina Holgado-Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1148

Palavras-chave:

Maturidade digital, Transformação Digital, Índice Cesar

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como a maturidade digital impacta o futuro das cooperativas de crédito, especificamente no âmbito da evolução das expectativas dos consumidores e das pressões competitivas. Trata-se de um estudo de caso em uma cooperativa de crédito regional situada em Mato Grosso do Sul, com a aplicação de questionário com oito dimensões do Índice CESAR de Transformação Digital, sendo: cultura e pessoas, consumidores, concorrência, inovação, processos, modelos de negócio, dados e tecnologias. Os resultados apontam que a cooperativa de crédito atingiu um índice de maturidade digital de 46%, indicando o estágio 2 de desenvolvimento, sinalizando que transformação digital está iniciada, porém existem desafios significativos. A dimensão Cultura e Pessoas apresentou os maiores avanços. As dimensões Inovação e Concorrência apresentaram percentuais inferiores, evidenciando-se uma área crítica para foco no futuro, uma vez que a inovação é crucial para o crescimento e competitividade na era digital.  

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Oliveira Martins, A. B., & Holgado-Silva, H. C. (2025). Do Tradicional ao digital: como a maturidade digital redefine o futuro das cooperativas de crédito. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 10(2), 47–69. https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1148

Edição

Seção

Artigos