Licenciamento Ambiental em Projetos de Energia no Estado de São Paulo e Planejamento de de PCHs e as Áreas Prioritárias para Conservação biológica em Áreas Urbanas

Autores

  • Sonia Hermsdorff Doutoranda em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)
  • Silvia Sayuri Mandai Doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)
  • Guilherme Berejuk Mestrando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Palavras-chave:

Licenciamento ambiental, Projetos de energia, PCH, Políticas ambientais

Resumo

O trabalho apresenta os principais marcos legais sobre licenciamento ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental nos âmbitos federal e do estado de São Paulo, voltados aos empreendimentos de energia, e discute sucintamente a questão das Pequenas Centrais Hidrelétricas na Macrometrópole Paulista, como seu parque instalado e o potencial existente.

Biografia do Autor

Sonia Hermsdorff, Doutoranda em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Bióloga, com especialização em Planejamento ambiental e mestrado em Ciência Ambiental pela UFF-RJ e MBA em Gestão Socioambiental em Infraestrutura pela FIA-SP. Atualmente é doutoranda em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e participante do Grupo de Pesquisa em Governança Energética do IEE-USP e do Grupo 4 de Gestão Energética da Macrometrópole Paulista.

Silvia Sayuri Mandai, Doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências (ênfase em Sustentabilidade) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo.

Guilherme Berejuk, Mestrando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Advogado, mestrando em Energia pelo IEE-USP, participante do Grupo de Pesquisa em Governança Energética do IEE-USP e do Grupo 4 de Gestão Energética da Macrometrópole Paulista.

Publicado

2020-12-16

Como Citar

HERMSDORFF, S. .; SAYURI MANDAI, S. .; BEREJUK, G. . Licenciamento Ambiental em Projetos de Energia no Estado de São Paulo e Planejamento de de PCHs e as Áreas Prioritárias para Conservação biológica em Áreas Urbanas. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 3, n. 09, p. 35-38, 16 dez. 2020.