Extensão universitária: uma das ferramentas para transpor os muros da universidade

Autores

  • Samia Nascimento Sulaiman Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Francisco de Assis Comaru Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

extensão universitária, recursos humanos, gestão de risco

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão norteia as universidades públicas brasileiras. Diferentemente do ensino e da pesquisa, a extensão está aberta para demandas concretas da sociedade o que tanto fortalece o papel social da universidade, quanto a alimenta de forma crítica e contextualizada sobre a realidade extramuros. Essa relação dialógica universidade-sociedade é o legado da atuação acadêmica e profissional da Prof. Kátia Canil orientada para formação de estudantes e pesquisadores, de recursos humanos nas instituições públicas, tecnologias sociais e políticas públicas nas áreas de gestão de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samia Nascimento Sulaiman, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduação e Licenciatura em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo (USP). Docente no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doc em Planejamento e Gestão do Território, Universidade Federal do ABC. Pós-Doc em Ciências Ambientais, Instituto de Energia e Ambiente (USP), Mestrado em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais, Universidad de Alicante, Espanha. . Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Gestão de Risco (LabGRis), UFABC. Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP "Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017-2022), IEE-USP. Experiência em Pesquisa, Ensino e Extensão, com abordagem interdisciplinar e participativa, com publicações científicas e materiais educativos, em Educação, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mobilização social, Gestão de Riscos, Participação Social.

Francisco de Assis Comaru, Universidade Federal do ABC

Professor Associado na UFABC junto aos cursos de Engenharia Ambiental e Urbana, Bacharelado em Planejamento Territorial e Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Engenheiro com doutorado em Saúde Pública pela USP (2004). Pós doutorado na University College London, na Organização Internacional do Trabalho e Organização Mundial da Saúde (2011) como bolsista do CNPq. Foi coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Urbana (2006/2009), Pró reitor de extensão (2012/2013) e atualmente coordena o LABJUTA da UFABC.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

SULAIMAN, Samia Nascimento; COMARU, Francisco de Assis. Extensão universitária: uma das ferramentas para transpor os muros da universidade. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 12, p. pp. 43–46, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/593. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Interdisciplinaridades

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)