Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista

O papel da educação

Autores

  • Debora Olivato Centro Nacional de Monitoramento e Alertas em Desastres Naturais - CEMADEN/MCTIC
  • Samia Nascimento Sulaiman Universidade Federal do ABC / Pós-Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território
  • Rachel Trajber Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI
  • Samantha Zduniak Coordenadora de Participação Cidadã na Prefeitura de Franco da Rocha
  • Jonas José da Silva Prefeitura de Franco da Rocha-SP

Resumo

Processos participativos potencializam o diálogo de saberes, a constituição de redes de aprendizagem e articulação social, fundamental para a gestão dos riscos de desastres. Com enfoque sobretudo da prevenção, o papel da educação recai no exercício de cidadania - da compreensão das causas e da vulnerabilidade socioambiental - e, em casos extremos, da preparação para o exercício de autoproteção. O presente texto traz experiências no contexto da Macrometrópole, envolvendo diferentes instituições e atores sociais, para exemplificar caminhos de integração e articulação social em Educação para Redução de Risco de Desastre (ERRD).

Palavras-chave: Processos participativos; Educação; Prevenção; Risco de desastre; ERRD. 

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Publicado

2020-10-08 — Atualizado em 2020-10-24

Versões

Como Citar

OLIVATO, Debora; SULAIMAN, Samia Nascimento; TRAJBER, Rachel; ZDUNIAK, Samantha; SILVA, Jonas José da. Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista: O papel da educação. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 08, p. 68–71, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/359. Acesso em: 21 dez. 2024.