Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista
O papel da educação
Abstract
Processos participativos potencializam o diálogo de saberes, a constituição de redes de aprendizagem e articulação social, fundamental para a gestão dos riscos de desastres. Com enfoque sobretudo da prevenção, o papel da educação recai no exercício de cidadania - da compreensão das causas e da vulnerabilidade socioambiental - e, em casos extremos, da preparação para o exercício de autoproteção. O presente texto traz experiências no contexto da Macrometrópole, envolvendo diferentes instituições e atores sociais, para exemplificar caminhos de integração e articulação social em Educação para Redução de Risco de Desastre (ERRD).
Palavras-chave: Processos participativos; Educação; Prevenção; Risco de desastre; ERRD.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2020-10-24 (2)
- 2020-10-08 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.