Proposição de iniciativas para o aumento da capacidade de inovação em uma organização de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.415Palavras-chave:
Gestão da Inovação, Capacidade de Inovação, Fundamentos da Capacidade de Inovação, Resultados da InovaçãoResumo
O artigo analisa uma pequena empresa impactada pela redução na demanda por serviços nos últimos anos, em decorrência da retração do seu mercado de atuação. Isto resultou na urgência em prospectar novos mercados e ofertar soluções inovadoras. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de iniciativas para o aumento da capacidade de inovação. Aplicou-se o método Soft Design Science Research que considera as abordagens centrais da metodologia Design Science Research. Seu desenvolvimento baseou-se no diagnóstico de avaliação da gestão da inovação proposto pela metodologia do Prêmio Nacional de Inovação Edição 2016/2017 para explicitação e priorização de lacunas, sendo realizada a associação dessas com orientações identificadas na literatura para o refinamento da capacidade de inovação. Como resultado, foram elaboradas dez iniciativas para a evolução de um conjunto de fundamentos que alicerçam esta capacidade.