Interdisciplinaridade na formação de pesquisadores e jovens profissionais

Autores

  • Ana Cláudia Cardoso UFPA
  • Carolina Moutinho Duque de Pinho UFABC

Palavras-chave:

Gestão de Risco, interdisciplinaridade, trajetória profissional

Resumo

O artigo, por meio do relato da partcipação da professora Katia Canil no projeto CARE (Empowering climate resilience) apresenta sua trajetória profissional destacando seu papel de formação de jovens pesquisadores e profissionais na área de gestão de riscos. Formação de caráter interdisciplinar, alicerçada em conhecimento prático-teórico e no diálogo com os atores da sociedade civil envolvidos no processo de planejamento e gestão de políticas públicas de gestão de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Cardoso, UFPA

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1990), mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1994) e doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University, UK (2002). Participou da gestão do Governo do Pará (2007-2009). Foi docente na UFRN (2009-2011). Foi professora visitante na École de Urbanisme de Paris (2017). Foi diretora da ANPUR (2015-2017). É diretora da ANPARQ (2020). É conselheira suplente do CAU BR (Pará). Consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da FAPEMA e de periódicos da área. Seu interesse de pesquisa atual é a convergência entre a urbanização extensiva observada na Amazônia Oriental, os arranjos espaciais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade

Carolina Moutinho Duque de Pinho, UFABC

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005), doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2012) e pós-doutorado em Administração Pública na FGV-SP (concluído em maio de 2013). Atualmente é secretária-geral da UFABC, professora do Bacharelado em Planejamento Territorial e do Programa de pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC) e .Tem experiência na área de geotecnologias com ênfase em sensoriamento remoto aplicado à gestão e planejamento urbano e regional atuando principalmente nos seguintes temas: imagens de alta resolução espacial, GEOBIA, urbanização na Amazônia, e técnicas de análise de redes sociais aplicadas a redes urbanas.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

CARDOSO, Ana Cláudia; PINHO, Carolina Moutinho Duque de. Interdisciplinaridade na formação de pesquisadores e jovens profissionais. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 12, p. pp. 35–37, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Interdisciplinaridades