A Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro

Uma revisão integrativa de literatura

Autores

  • Rodrigo Silva Almeida Universidade Federal do ABC
  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco Universidade Federal do ABC
  • David dos Santos Calheiros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1085

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Formação de Professsores, Consultoria Colaborativa, Educação Especial

Resumo

Atualmente, a tecnologia desempenha um papel fundamental na participação social das pessoas com deficiência, com aplicações que se estendem por múltiplos campos. Isso não é diferente no contexto escolar, em que o uso de Tecnologia Assistiva (TA) é essencial para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendizados de maneira eficaz. Este estudo teve por objetivo analisar os desafios enfrentados na implementação de TA no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa. Foi constatado que a TA ainda é subutilizada, devido à falta de formação continuada dos docentes e à ausência de infraestrutura adequada nas escolas. Além disso, lacunas na adaptação do ambiente escolar e na diversificação das tecnologias foram identificadas como impedimentos para a inclusão efetiva. Contudo, a consultoria colaborativa mostrou-se um modelo de serviço promissor, que favorece a ampliação do uso da TA na escola. O estudo reforça a importância de investimentos em equipes multiprofissionais, formação continuada e políticas públicas inclusivas para assegurar o acesso e o uso eficaz da TA.

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Publicado

20-04-2025

Como Citar

Silva Almeida, R., Silva Cantarelli Branco, A. P., & dos Santos Calheiros, D. (2025). A Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro: Uma revisão integrativa de literatura. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 5(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1085