Educação Inclusiva no Ensino Superior:

e a ANPED com isso?

Autores

  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Federal do ABC
  • Rafael Correia Lima Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.700

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Superior, Acessibilidade, ANPEd

Resumo

Esta investigação, construída a partir da necessidade de se avançar nas reflexões acerca da temática da Inclusão no Ensino Superior, tem como objetivo principal identificar quais critérios de Acessibilidade no Ensino Superior vêm sendo apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 15 – Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Para esta finalidade, a pesquisa em tela analisa as produções apresentadas nas Reuniões Nacionais da referida Associação por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica. Ao selecionar as três últimas Reuniões Nacionais da ANPEd (38ª, 39ª e 40ª) foi possível perceber que os trabalhos selecionados para análise apresentam, como critérios de acessibilidade, a demanda pela formação docente, pelo conhecimento de projetos de vida dos estudantes e, ainda, pela flexibilização curricular. Demandas estas que se articulam com a acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e, sobretudo, atitudinal – para a efetiva Inclusão de pessoas público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Federal do ABC

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). E-mail: pedagogomarcio@gmail.com.

Rafael Correia Lima, Universidade Federal do ABC

Professor orientador de TCC da UFABC, mestre e doutorando em Artes e Humanidades pela UNR-Argentina. E-mail: lima.rafael@ufabc.edu.br.

Downloads

Publicado

14-03-2023

Como Citar

Bernardino Sirino, M., & Correia Lima, R. (2023). Educação Inclusiva no Ensino Superior:: e a ANPED com isso?. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 2(1), 29. https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.700