Educação Inclusiva no Ensino Superior:
e a ANPED com isso?
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.700Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Ensino Superior, Acessibilidade, ANPEdResumo
Esta investigação, construída a partir da necessidade de se avançar nas reflexões acerca da temática da Inclusão no Ensino Superior, tem como objetivo principal identificar quais critérios de Acessibilidade no Ensino Superior vêm sendo apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 15 – Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Para esta finalidade, a pesquisa em tela analisa as produções apresentadas nas Reuniões Nacionais da referida Associação por meio da realização de uma pesquisa bibliográfica. Ao selecionar as três últimas Reuniões Nacionais da ANPEd (38ª, 39ª e 40ª) foi possível perceber que os trabalhos selecionados para análise apresentam, como critérios de acessibilidade, a demanda pela formação docente, pelo conhecimento de projetos de vida dos estudantes e, ainda, pela flexibilização curricular. Demandas estas que se articulam com a acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e, sobretudo, atitudinal – para a efetiva Inclusão de pessoas público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior.
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