Convergência Entre Marketing e Sustentabilidade

Desafios de uma Relação Aparentemente Antagônica

Autores

  • Samuel Carvalho De Benedicto Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Henrique Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Josias Jacinto Bittencourt Universidade de Coimbra
  • Sergio Ricardo Siani Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v8i1.889

Palavras-chave:

Marketing Verde, Sustentabilidade, Vantagem Competitiva

Resumo

Nas empresas, a sustentabilidade no âmbito das atividades de marketing apresenta-se como um diferencial no mercado competitivo. O marketing verde aliado às ações de responsabilidade social permite o atendimento das expectativas dos consumidores com menor impacto ambiental. O método de pesquisa é exploratório com abordagem qualitativa. A convergência entre marketing e sustentabilidade possibilita às empresas a comunicação de suas práticas sustentáveis aos stakeholders. As pressões do meio ambiente como reflexo do crescimento populacional aliado ao consumo excessivo e a vantagem competitiva obtida com as práticas sustentáveis são fatores que motivam as empresas a reverem as suas ações integrando as questões ambientais. Conclui-se o marketing verde orienta o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis com benefícios tangíveis, bem como o comportamento de consumo  para o alcance de vantagem competitiva.

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Publicado

2023-06-09

Como Citar

De Benedicto, S. C., Vieira da Silva, L. H., Sugahara, C. R., Bittencourt, J. J., & Siani, S. R. (2023). Convergência Entre Marketing e Sustentabilidade: Desafios de uma Relação Aparentemente Antagônica. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 8(1), 25–48. https://doi.org/10.36942/reni.v8i1.889

Edição

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