A Paixão como antecedente da escolha

Análise do marketing de relacionamento do Grêmio esportivo Brasil

Autores

  • Álan Corrêa de Avila Faculdade SENAC-RS
  • Gleberson Santana dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Patrick Ebersol de Carvalho Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v6i1.373

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Marketing Esportivo, Lealdade

Resumo

O presente artigo visa analisar as estratégias de marketing de relacionamento empregadas pelo Grêmio Esportivo Brasil, com vista a avaliar os efeitos na conversão dos torcedores em sócios. O estudo também pretende analisar os efeitos que a aplicação do marketing de relacionamento pode gerar na retenção dos sócios e verificar a efetividade da estratégia utilizada na transformação dos torcedores atitudinais em torcedores comportamentais.  Para alcançar os objetivos, como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três dirigentes do clube e aplicados questionários a 181 associados, selecionados aleatoriamente. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é mista. Trata-se de uma pesquisa que se classifica com relação aos objetivos em descritiva. Com relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso e levantamento. Foi possível constatar a baixa percepção dos dirigentes do clube acerca das ferramentas do marketing de relacionamento, o que dificulta na conversão de torcedores em sócios. Além disso, se percebeu que o clube carece de monitoramento das estratégias de marketing implementadas.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

Corrêa de Avila, Álan, Santana dos Santos, G., & Ebersol de Carvalho, P. (2021). A Paixão como antecedente da escolha: Análise do marketing de relacionamento do Grêmio esportivo Brasil. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 6(1), 96–118. https://doi.org/10.36942/reni.v6i1.373

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