“Ó o MEI que eu vou entrar! ”

Gestão de Riscos e Marketing Como Ferramentas Aplicadas ao Microempreendedor Individual (MEI)

Autores

  • Paulo Henrique Vieira Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Ferreira da Silva Centro Universitário Estácio do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.630

Palavras-chave:

Microempreendedor Individual, Gestão de risco, Marketing

Resumo

O Microempreendedor Individual (MEI) tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. O cadastro como MEI caracteriza-se por ser a opção mais acessível para formalizar negócios, no entanto o microempresário se depara com obstáculos para construir um empreendimento bem-sucedido devido à escassez de conhecimentos básicos sobre o ambiente mercadológico. Esse estudo se propôs a analisar os dados do Sebrae, advindos da plataforma on-line Perfil do MEI/2019, por meio de uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Dela constatou-se que, independentemente do perfil MEI, a falta de informações técnicas sobre empreender prejudica no planejamento do fluxo de caixa, na administração geral da empresa e na utilização do marketing estratégico. Em vista desses aspectos, foram propostas ferramentas de gestão de risco para auxiliar o MEI, a saber: composto de marketing 4 Ps, conhecimentos básicos de fluxo de caixa e capacitação profissional. Desse modo, espera-se contribuir com o planejamento adequado do microempreendedor individual de modo a fortalecer a economia brasileira e diminuir as taxas de insucesso e inadimplência desse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Vieira Gomes, P. H., & Silva, M. F. da. (2022). “Ó o MEI que eu vou entrar! ” : Gestão de Riscos e Marketing Como Ferramentas Aplicadas ao Microempreendedor Individual (MEI). Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 7(2), 144 - 163. https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.630

Edição

Seção

Artigos

Most read articles by the same author(s)