Parcerias Estratégicas no Processo de Internacionalização de Empresas
Estudo de Caso em uma Empresa Multinacional Brasileira do Setor de Tecnologia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v5i2.328Palavras-chave:
Parcerias estratégicas, Internacionalização de empresas, Empresas multinacionais, Setor de tecnologia da informaçãoResumo
Internacionalizar-se tem sido uma das estratégias de expansão utilizadas pelas empresas na busca de alcançar ganhos de competitividade e desempenho. Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição das parcerias estratégicas para o processo de internacionalização e obtenção de vantagem competitiva das multinacionais brasileiras do setor de tecnologia da informação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo. Tratou-se de estudo de caso único, cuja coleta de dados se deu por meio de dados documentais e da aplicação de questionário semiestruturado com os gestores de uma empresa multinacional brasileira do setor de tecnologia. A análise dos dados possibilitou constatar que o setor de tecnologia da informação tem especificidades que demandam parcerias estratégicas e que estas foram fundamentais no processo de internacionalização da empresa. Conclui-se que as parcerias estratégicas são tão importantes no processo de internacionalização das empresas, como para obtenção de vantagem competitiva para as organizações.