PARCERIAS ESTRATÉGICAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL BRASILEIRA DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Janaína dos Santos Benvindo Universidade Federal do Ceará.
  • Márcia Zabdiele Moreira UFC

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v5i2.328

Palavras-chave:

Parcerias estratégicas; Internacionalização de empresas; Empresas multinacionais; Setor de tecnologia da informação., Strategic partnerships; Internationalization of companies; Multinational companies; Information technology sector.

Resumo

Internacionalizar-se tem sido uma das estratégias de expansão utilizadas pelas empresas na busca de alcançar ganhos de competitividade e desempenho. Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição das parcerias estratégicas para o processo de internacionalização e obtenção de vantagem competitiva das multinacionais brasileiras do setor de tecnologia da informação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo. Tratou-se de estudo de caso único, cuja coleta de dados se deu por meio de dados documentais e da aplicação de questionário semiestruturado com os gestores de uma empresa multinacional brasileira do setor de tecnologia. A análise dos dados possibilitou constatar que o setor de tecnologia da informação tem especificidades que demandam parcerias estratégicas e que estas foram fundamentais no processo de internacionalização da empresa. Conclui-se que as parcerias estratégicas são tão importantes no processo de internacionalização das empresas, como para obtenção de vantagem competitiva para as organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Benvindo, J. dos S., & Moreira, M. Z. (2020). PARCERIAS ESTRATÉGICAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL BRASILEIRA DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 5(2), 26 - 48. https://doi.org/10.36942/reni.v5i2.328

Edição

Seção

Artigos

Most read articles by the same author(s)