Causas de Mortalidade de Micro e Pequenas Empresas do Setor de Serviços no Município de Naviraí-MS

Autores

  • Letícia Maria Santos da Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabio da Silva Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v8i2.913

Palavras-chave:

Serviços, Mortalidade de empresas, Micro e pequenas empresas, Empreendedorismo

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo compreender as causas de mortalidade de empresas do setor de serviços no município de Naviraí-MS. Especificamente, buscou-se identificar quais aspectos levam as empresas à mortalidade e descrever quais as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores do setor. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva, por meio de entrevista semiestrutura com seis empreendedores que foram proprietários de sete empresas que fecharam as portas. Os principais resultados mostram que as causas de mortalidade estão relacionadas com a iniciativa do gestor, problemas de gestão e situações externas. Conclui-se que são necessários estudos de mercado, planejamento pré-abertura e compreensão da legislação do município para que as empresas continuem atuando por mais tempo e evitem a mortalidade. Além disso, aponta-se a necessidade de políticas públicas de amparo e formação para os pequenos empreendedores, além da reestruturação de processos burocráticos para abertura dos novos negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Naviraí.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Cruz, L. M. S. da, Pereira, J. A., & Rodrigues, F. da S. (2023). Causas de Mortalidade de Micro e Pequenas Empresas do Setor de Serviços no Município de Naviraí-MS. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 8(2), 65–90. https://doi.org/10.36942/reni.v8i2.913

Edição

Seção

Artigos