Tecnologia e meio ambiente como mecanismos propulsores de negócios e competitividade
um estudo em empresas da região do Grande ABC
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v2i2.202Palavras-chave:
Tecnologia, Meio-ambiente, Inovação, ABCResumo
Diante dos crescentes desafios impostos a práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos sólidos e controle da poluição, empresas têm modificado suas formas de atuação e privilegiado o uso de novas tecnologias que mitiguem os impactos negativos de seus processos produtivos sobre o meio-ambiente. Essa orientação tem provocado uma reformulação das etapas do processo de inovação da empresa com a inclusão de novos arranjos institucionais, como as redes de conhecimento e parcerias que possam funcionar como um processo co-criativo. A combinação entre inovações e a questão ambiental abre uma ampla frente de oportunidades de negócios e em melhorias nos padrões competitivos empresariais. Assim, o presente artigo procura decifrar a natureza, as implicações e as consequências do uso de tecnologias ambientais por parte de empresas da região do ABC nos setores de automotiva, moveleira, petroquímica, plástico, cosmético e metalmecânico. Com base nos dados coletados através da aplicação de entrevistas com profissionais responsáveis pela área de inovação
das empresas, conclui-se que muito embora as empresas têm lidado com práticas ambientais mais sustentáveis, elas não estão vinculadas a processos internos de inovação, de produtos e processos. As empresas, portanto, não têm aproveitado as oprtunidades de negócios que se abrem a partir da inclusão da questão ambiental como prática empresarial.