Territórios de Energia

Autores

  • Célio Bermann Professor Associado 2 (Livre Docente) no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEA/USP)
  • Andrea Lampis Pós-doutorando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)
  • Raiana Schirmer Soares Doutoranda pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP)
  • Arthur Mendonça Quinhones Siqueira Mestrando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Palavras-chave:

Territórios da Energia, Sustentabilidade, Perspectivas Energéticas

Resumo

Este número de Diálogos Socioambientais leva como título Territórios da Energia e apresenta um conjunto de nove artigos organizados em função da relevância que a energia tem para os processos sociais, econômicos e ambientais que se desenvolvem em diferentes escalas territoriais, e uma entrevista com uma importante líder social acerca do nível de acesso à energia de sua comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio Bermann , Professor Associado 2 (Livre Docente) no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEA/USP)

Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Planejamento de Sistemas Energéticos pela FEM/UNICAMP-Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (1991). Mestrado em Engenharia de Produção, na área de Planejamento Urbano e Regional (1978) pela COPPE/UFRJ-Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado pela FAU/USP-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1975). Atualmente é Professor Associado 2 (Livre Docente) - ref. MS-5 - RDIDP no Instituto de Energia e Ambiente (antigo Instituto de Eletrotécnica e Energia) da Universidade de São Paulo e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: politica energética, planejamento energético, alternativas energéticas, energia e sociedade e sustentabilidade energética. É autor de diversas publicações, entre as quais os livros "Energia no Brasil: Para quê? Para quem? - Crise e alternativas para um país sustentável", São Paulo: Ed. Livraria da Física/FASE, 2002; "As novas energias no Brasil: Dilemas da inclusão social e programas de Governo". Rio de Janeiro: FASE, 2007.

Andrea Lampis , Pós-doutorando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Pós-doutorando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP); processo FAPESP 2018/17626-3. Sua pesquisa atual foca-se na ‘Governança da Energia no Contexto da Macrometrópole Paulista’. Na atualidade (2018-2022) é membro do comité diretivo do grupo de pesquisa sobre a Sociologia dos Desastres (RC 39) da Associação Internacional de Sociologia (AIS). É uns dos coautores convidados (contribuiting author) pelo IPCC para o capítulo 12, ‘Sur América’, do Sexto Assessment Report sobre mudança climática (AR6) em preparação para 2022. É coautor do relatório sobre Mudança Climática nos países de Ibero-América RIOCCADAPT 2020. Entre 2012 e 2018 Andrea foi professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade Nacional de Colombia, departamento do qual foi também diretor entre 2016 e 2018.

Raiana Schirmer Soares , Doutoranda pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP)

Engenheira em Energia, Mestre em Ciências (Energia) e doutoranda pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Seus principais temas de pesquisa são a pobreza e a vulnerabilidade energética e a descentralização do setor de energia. 

Arthur Mendonça Quinhones Siqueira , Mestrando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina, aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Energia do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) e membro do Grupos de Pesquisa em Governança Energética (GPGE/USP). Possui experiência em Geração Distribuída e atualmente pesquisa Community Renewable Energy.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

BERMANN , Célio; LAMPIS , Andrea; SCHIRMER SOARES , Raiana; MENDONÇA QUINHONES SIQUEIRA , Arthur. Territórios de Energia. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 09, p. 6–8, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/398. Acesso em: 23 abr. 2024.