Vulnerabilidades e Resiliência no território da Macrometrópole:

Enfrentando Riscos e Desastres

Autores

  • Victor Marchezini Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTIC), Programa de Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp - Cemaden/MCTIC) e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE)
  • Andrea Lampis Universidade de São Paulo / Instituto de Energia e Ambiente

Resumo

A gestão de riscos e os chamados à resiliência têm sido feitos em um vazio conceitual e político, distantes das experiências das pessoas em situação de vulnerabilidade e do enfoque da proteção social, tão necessários às realidades da Macrometrópole Paulista, onde as vítimas do modelo de crescimento econômico excludente convivem – há gerações – com riscos cotidianos e desastres que são negligenciados. Embora considerado um Estado Resiliente, São Paulo ainda está distante de reconhecer que desastres são problemas mal resolvidos de desenvolvimento. Há necessidade de fazer perguntas para promover diálogos no tema.

Palavras-chave: Vulnerabilidade; Resiliência; Macrometrópole Paulista; Gestão do risco; Narrativa do risco. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

MARCHEZINI, Victor; LAMPIS, Andrea. Vulnerabilidades e Resiliência no território da Macrometrópole:: Enfrentando Riscos e Desastres. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 08, p. 15–18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/341. Acesso em: 24 abr. 2024.