O paradigma holístico da ciência da Nutrição

Autores

  • Nadine Marques Nunes-Galbes Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Nutrição, Paradigmas científicos, Nutricionismo, Holismo

Resumo

A ciência moderna da Nutrição se desenvolveu marcadamente sobre pilares reducionistas, o que foi denominado nutricionismo. Por um lado, este paradigma favoreceu a lógica da fortificação de alimentos e da produção de ultraprocessados. Por outro lado, tem se mostrado insuficiente para lidar com os desafios do século XXI, muitos dos quais se inter-relacionam e apresentam determinantes sociais comuns, como ocorre com as diferentes formas de má-nutrição e a emergência climática. Um novo paradigma se faz cada vez mais necessário, e o caminho do holismo, já em curso, tem se mostrado o mais promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadine Marques Nunes-Galbes, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Psicobiologia e Exercício pela Universidade Federal de São Paulo; Mestra em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP; Doutoranda do Programa de Saúde Pública da mesma instituição; Mentora do Sustentarea - núcleo de extensão universitária da USP sobre alimentação sustentável.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

NUNES-GALBES, Nadine Marques. O paradigma holístico da ciência da Nutrição. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 23–26, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/481. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Jovem Pesquisador