Geração de energia elétrica no Brasil

lições e desafios para a Macrometrópole Paulista

Autores

  • Deborah Werner Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Geração de energia elétrica, Agentes setoriais, Energias renováveis, Estado de São Paulo

Resumo

O presente artigo apresenta a configuração recente do setor elétrico brasileiro e paulista, com ênfase na geração de energia elétrica, com o intuito de ressaltar as principais transformações oriundas das reformas setoriais entre as décadas de 1990 e 2000. Busca-se ainda considerar as inovações setoriais enquanto elementos orientadores importantes para o planejamento setorial do Estado de São Paulo e garantia da segurança e soberania energética em bases renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Werner, Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2011). Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales - l'EHESS, Paris, França, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da UFRJ, com atuação da pós-graduação (PPG-PUR) e na graduação (GPDES). É membro da Red del Desarrollo Socioeconómico espacial Latinoamericano (Redsla), do Grupo de Pesquisa CNPQ Espaço e Poder, do Grupo de Trabalho Clacso 2019-2022 “Energia y desarrollo sustentable e do Projeto Grupos Emergentes FAPERJ "Desigualdades territoriais e serviços públicos: o Estado do Rio de Janeiro no contexto das cidades inteligentes". 

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

WERNER, Deborah. Geração de energia elétrica no Brasil: lições e desafios para a Macrometrópole Paulista. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 09, p. 9–11, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/400. Acesso em: 23 abr. 2024.