A memória negra do Quilombo Saracura: lutas pelos comuns frente as práticas de planejamento territorial da cidade de São Paulo

Autores

  • Claudia Alexandre Jornalista em São Paulo
  • Newton Massafumi Yamato Professor de Arquitetura na Escola da Cidade
  • Marcelo Aversa Pesquisador de Pós-doutorado no Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

DOI:

https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v7i20.1128

Palavras-chave:

memória negra, planejamento territorial, comum, Bixiga

Resumo

A historiografi a paulistana moldou a região do Bixiga de forma a apagar os trajetos da ocupação de famílias negras, que tinham o Rio Saracura como elemento central de sobrevivência e de práticas tradicionais. Entre os vários coletivos e movimentos sociais existentes no Bixiga, é possível discutir como as práticas discursivas do “Mobiliza Estação Saracura Vai-Vai” se apresentam conforme um agir comum em defesa do patrimônio cultural negro deste território, de maneira a se associar às reivindicações históricas por um planejamento urbano que viabilize a permanência da população afrodescendente, a paisagem das grotas do Saracura e a implantação de infraestruturas que não invisibilizem a memória negra do Bixiga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Alexandre, Jornalista em São Paulo

Claudia Alexandre, jornalista, comunicadora de rádio/TV e escritora. É Doutora e Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP). Pós-doutoranda em Antropologia (FFLCH-USP). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo(FMU/FIAM). Vencedora Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, na categoria Ciências da Religião e Teologia, da Câmara Brasileira do Livro, com a obra Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô (Editora Aruanda). Especialista e Comentarista do Carnaval de São Paulo, integrou a equipe de transmissão da TV Cultura em 2022, 2023 e 2024).

Newton Massafumi Yamato, Professor de Arquitetura na Escola da Cidade

Newton Massafumi Yamato possui Graduação e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É Professor de Urbanismo e dirigente da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 2002. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com diversos prêmios nacionais, sendo um deles o Projeto Grota do Bexiga – Bela Vista, com a Proposta Microárea de Proteção Ambiental, pelo Concurso Nacional “Ensaios Urbanos: desenhos para o zoneamento de São Paulo” (2014).

Marcelo Aversa, Pesquisador de Pós-doutorado no Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)

Marcelo Aversa desenvolve pesquisas em análise de políticas ambientais e de saneamento básico, dentro da área de planejamento urbano regional e de políticas públicas, com foco nos processos de macrometropolização da água, pelas perspectivas teóricas do Institucionalismo Histórico, da Ecologia Política e da Análise Crítico Discursiva Foucaultiana. É pós doutorando do Programa de Ciências Ambientais do Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo. É formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC.

Referências

ALEXANDRE, C. R. Orixás no Terreiro Sagrado do Samba - Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai. Rio de Janeiro: Editora Aruanda, 2021.

AVERSA. M. Governamentalidade liberal conservadora das águas na metropolização de São Paulo: o risco de morte pelos fl uxos das águas como método de análise histórica dos ciclos hidrossociais. Tese (Doutorado) — Universidade Federal do ABC, Programa de Pós- Graduação em Planejamento e Gestão do Território, São Bernardo do Campo, 2023.

DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Boitempo Editorial, 2017.

MOBILIZA SARACURA VAI-VAI. Manifesto Saracura Vai-Vai: Sankofa: Metrô no Bixiga é Saracura/Vai-Vai! São Paulo: 2022. Disponível em <https://shre.ink/g368>. Acesso em 24 out 24.

RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula editorial, 2019.

YAMATO, N. M. Leitura socioambiental da microbacia do córrego Saracura açu, Bixiga, São Paulo/SP. 2023. Dissertação (Mestrado em Paisagem e Ambiente) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

Capa - Jovens Pesquisadoras

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

ALEXANDRE, Claudia; MASSAFUMI YAMATO, Newton; AVERSA, Marcelo. A memória negra do Quilombo Saracura: lutas pelos comuns frente as práticas de planejamento territorial da cidade de São Paulo. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 53–58, 2024. DOI: 10.36942/dialogossocioambientais.v7i20.1128. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/1128. Acesso em: 5 fev. 2025.