Práticas pedagógicas nas aulas de Ciência e Biologia para educandos Público Alvo da Educação Especial: revisão sistemática

Autores

  • Thaiza Ferreira Menegassi de Souza Universidade Federal do ABC
  • Vanessa Cristina Paulino Universidade Federal São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.779

Palavras-chave:

Biologia, Ciências, Público Alvo da Educação Especial, Práticas Pedagógicas, Educação Especial

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia está sempre atrelado à educação científica, uma vez que há a necessidade de relacionar os assuntos teóricos com o dia-a-dia dos estudantes. Tal processo de ensino e aprendizagem apresenta diversas dificuldades tanto por parte dos alunos quanto dos docentes, sobretudo quando se considera as particularidades dos educandos pertencentes ao Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Desta forma, pensar nos alunos e em diferentes estratégias de aprendizagem contribui para uma aprendizagem efetiva e igualitária a todos. O objetivo deste estudo foi responder a seguinte questão: quais as principais práticas pedagógicas aplicadas em turmas da rede regular de ensino com alunos PAEE nas aulas de Ciências e Biologia? E como elas são efetivas quando aplicadas na rotina escolar? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura fundamentada na inserção de práticas pedagógicas nas aulas regulares de Ciências e Biologia no âmbito escolar, focada nos alunos pertencentes ao PAEE. Dos resultados encontrados (60), apenas seis trabalhos se enquadraram dentro dos critérios estabelecidos, possibilitando a nós responder a questão da pesquisa. Dentre os achados foi observado que a adaptação, utilização de recursos acessíveis e a integração com o AEE podem oferecer uma nova oportunidade de aprendizagem aos alunos PAEE. Consideramos que o processo de ensino e aprendizagem ainda encontra lacunas, pensando nos conteúdos específicos da área em questão, porém tem sido proveitoso para a formação pessoal dos discentes. Com isso, novas pesquisas podem ser realizadas visando a aplicação e aprimoramento de recursos que contribuam para a formação pessoal, social e profissional dos alunos PAEE, e para a formação profissional do professor da área de Ciências e Biologia.

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

Ferreira Menegassi de Souza, T., & Cristina Paulino, V. (2024). Práticas pedagógicas nas aulas de Ciência e Biologia para educandos Público Alvo da Educação Especial: revisão sistemática . Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 4(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.779