Estratégias de visual merchandising no comércio de roupas íntimas

experimento em um ambiente real de feira de rua

Autores

  • Rafaela Ita Alves Batista Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • Janaina dos Santos Benvindo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1040

Palavras-chave:

Visual Merchandising, Experimento de marketing, Varejo

Resumo

Diante da crescente competitividade no comércio popular das feiras de rua, a adoção de estratégias de visual merchandising pode ser decisiva para diferenciar e potencializar negócios. Este estudo investiga o impacto dessas estratégias no desempenho competitivo de um comércio de vestuário íntimo na feira de São Bento, em Cascavel-CE. Em um experimento de marketing realizado em ambiente real, foram aplicadas cinco técnicas de merchandising. Os resultados apontam que práticas como manter prateleiras sempre cheias, organizar produtos por segmento, utilizar exibitécnica para posicionamento estratégico, identificar e precificar produtos de forma clara, e sinalizar promoções contribuíram para um ambiente de vendas mais organizado e atraente. Essas ações não só destacaram o ponto de venda, mas também facilitaram a reposição e o controle de estoque, gerando um aumento significativo nas vendas.

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Biografia do Autor

Rafaela Ita Alves Batista, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Administração pela Univesidade Federal do Ceará

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Docente na Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado acadêmico em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009); especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Universidade Federal do Ceará (2002) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1999).

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Ita Alves Batista, R., Vieira Corrêa Carneiro, J., & dos Santos Benvindo, J. (2025). Estratégias de visual merchandising no comércio de roupas íntimas: experimento em um ambiente real de feira de rua . Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 10(2), 124–142. https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1040

Edição

Seção

Artigos