Mentoria para empreendedores sociais

efeitos e percepções dos mentorados

Autores

  • Marcela Lessa FEA / USP
  • Edson Crescitelli FEA USP

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1152

Palavras-chave:

Negócios de impacto, Empreendedores sociais, Mentoria de negócios

Resumo

A mentoria de negócios de impacto social tem se mostrado uma alternativa para o fortalecimento dos empreendedores sociais.  O objetivo desta pesquisa foi avaliar os processos de mentoria e seus efeitos do ponto de vista do empreendedor social mentorado e também propor um manual para identificar potencial afinidade entre ambos (avaliar o match entre mentor e mentorado). Optou-se por uma pesquisa exploratória com entrevistas em profundidade, além de revisão teórica sobre o tema. Os resultados, indicam que os mentorados percebem valor tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para os negócios sociais que lideram. A compatibilidade entre a experiência profissional do mentor e a necessidade de apoio do mentorado, em cada fase do desenvolvimento do negócio, é entendida como um dos principais fatores para o sucesso da mentoria. A capacidade de ouvir, empatia e prática de fazer boas perguntas do mentor, levam a resultados positivos no processo de mentoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

Thurler Lessa , M., & Crescitelli, E. (2025). Mentoria para empreendedores sociais: efeitos e percepções dos mentorados. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 10(2), 32–46. https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1152

Edição

Seção

Artigos