Mentoria para empreendedores sociais
efeitos e percepções dos mentorados
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v10i2.1152Palavras-chave:
Negócios de impacto, Empreendedores sociais, Mentoria de negóciosResumo
A mentoria de negócios de impacto social tem se mostrado uma alternativa para o fortalecimento dos empreendedores sociais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os processos de mentoria e seus efeitos do ponto de vista do empreendedor social mentorado e também propor um manual para identificar potencial afinidade entre ambos (avaliar o match entre mentor e mentorado). Optou-se por uma pesquisa exploratória com entrevistas em profundidade, além de revisão teórica sobre o tema. Os resultados, indicam que os mentorados percebem valor tanto para seu desenvolvimento profissional quanto para os negócios sociais que lideram. A compatibilidade entre a experiência profissional do mentor e a necessidade de apoio do mentorado, em cada fase do desenvolvimento do negócio, é entendida como um dos principais fatores para o sucesso da mentoria. A capacidade de ouvir, empatia e prática de fazer boas perguntas do mentor, levam a resultados positivos no processo de mentoria.
 
						