Gingando no ensino de filosofia

Espinosa e a resistência afro-brasileira em uma perspectiva de educação libertadora

Autores

  • Vitor Mateus dos Reis Martins Duarte Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/rfim.v1i2.436

Palavras-chave:

Ensino, Espinosa, Razão, Capoeira, Liberdade

Resumo

O presente artigo pretende propor um encontro do ensino de filosofia no Brasil com sistemas culturais e filosóficos afro-brasileiros, sistemas que foram amplamente marginalizados pela história oficial, mas que possuem muitas contribuições éticas, epistemológicas, lógicas, políticas e estéticas. Este tex to busca nos escritos de Bento de Espinosa uma visão de mundo, de conhecimento e de ser humano que possa fundamentar uma perspectiva de educação libertadora no Brasil do século X XI. Baseando-se na concepção espinosana de um pensar corporal e alegre, o artigo proporá a capoeira como elemento de mobilização para uma autêntica reflexão filosófica na sala de aula brasileira, visando bons encontros pedagógicos que possam revelar possibilidades de pensar filosoficamente em seu próprio tempo e espaço.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

DOS REIS MARTINS DUARTE, Vitor Mateus. Gingando no ensino de filosofia: Espinosa e a resistência afro-brasileira em uma perspectiva de educação libertadora. Revista de Filosofia Instauratio Magna, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 114–146, 2021. DOI: 10.36942/rfim.v1i2.436. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/instauratiomagna/article/view/436. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos