Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os manuscritos enviados para publicação devem ser inéditos e não estar sob avaliação em outra revista. Qualquer questão sobre isso deve ser justificada em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx (compatíveis com Microsoft Word ou LibreOffice).
  • No caso de artigos, o arquivo deve conter, obrigatoriamente, em português, inglês e espanhol:
    -Título;
    -Resumo;
    -Palavras-chave.
  • Aceitamos submissões de autoras e autores que tenham vínculo como mestrandos e doutorandos em programas de pós-graduação stricto sensu ou apenas título de mestrado já defendido.
  • O arquivo deve conter Referências Bibliográficas ao final, tendo sido indicadas a URL e/ou DOI para as referências, quando possível.
  • O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12. As margens direita e esquerda devem respeitar a distância de 3 cm. Deve-se empregar itálico em vez de sublinhado para as palavras estrangeiras (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Os originais devem ser enviados em português, inglês ou espanhol, em formato .doc ou .docx e digitados com espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman e tamanho 12. Deve-se respeitar a distância de 3 cm para as margens direita e esquerda e cumprir as regras para cada seção, designadas abaixo.

 

As regras para citações e notas devem seguir as seguintes especificações:

- Citações curtas, de até 3 linhas, devem ser feitas no corpo do texto, destacadas apenas por aspas e seguidas de (SOBRENOME, ano, página).

- Citações longas, com mais de 3 linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm, espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10, sem aspas e seguidas da referência (SOBRENOME, ano, página).

- As notas deverão aparecer no rodapé de cada página, com fonte tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

- No caso de obras completas de autores com modelos de citação específicos padronizados por outras instituições ou por conveniência, deve-se indicar em nota como é o padrão específico que será seguido.

 

As referências bibliográficas ao final dos textos devem seguir os seguintes modelos:

 - Livros:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.

 - Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome [autor(a) do capítulo]. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org. ou ed.). Título do livro: subtítulo. Edição. Local: editora, ano.

- Artigos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome da revista, local de publicação [se houver], número do volume, número do fascículo, páginas inicial-final, mês e ano.

- Teses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em [área]). Instituição, local, ano da defesa.

- Todas as referências com até três autores devem ter os nomes separados por ponto e vírgula seguido de espaço (“SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome.”) e, no caso de haver mais de três autores, deve-se indicar apenas o primeiro, seguido da expressão “et al.” (“SOBRENOME, Nome et al.”).

- Quando houver mais de uma referência do mesmo autor, deve-se repetir o nome completo sem substituí-lo por traços e ponto ou qualquer outro símbolo gráfico.

- Para demais normas sobre referências, consulte o tópico 2.6.1 do Guia de normalização do SisBi/UFABC, disponível neste link.

 

Os textos serão submetidos apenas pela plataforma OJS da revista, mediante cadastro no sistema: clique aqui.

Para tanto, autoras e autores devem fornecer seu nome completo e endereço eletrônico (e-mail) para contato. Também pode ser necessário enviar dados profissionais (instituição, cargo e titulação).

Abaixo encontram-se as regras específicas para cada uma das seções (artigos, resenhas, entrevistas e traduções), bem como os detalhes de nossa Política de responsabilidade e de direitos autorais.

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: instauratio.magna@ufabc.edu.br.

Artigos

Os artigos enviados para publicação devem ser inéditos e ter entre 20.000 (vinte mil) e 50.000 (cinquenta mil) caracteres (incluindo espaços). O número total de caracteres deve incluir título, resumo, referências bibliográficas e notas. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir em português, inglês e espanhol.

Todos os artigos serão impreterivelmente apreciados pela Equipe Editorial e submetidos ao processo de avaliação duplo-cego antes da publicação.

Resenhas

As resenhas críticas sobre um livro, ou sobre vários livros que tratam do mesmo tema, devem conter no máximo 15.000 (quinze mil) caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas e notas. As resenhas devem apresentar no início do texto a referência completa das obras analisadas, mas não precisam de resumo.

Todas as resenhas serão impreterivelmente apreciadas pela Equipe Editorial antes da publicação.

Traduções

As traduções enviadas para publicação devem ser inéditas e conter no máximo 45.000 (quarenta e cinco mil) caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas e notas. O(s) texto(s) original(is) deve(m) ser enviado(s) junto(s) à sua tradução em arquivo separado.

Aceitaremos apenas traduções para o português, seja qual for a língua do texto original.

As traduções devem apresentar no início do texto a referência completa da(s) obra(s) traduzida(s).

No caso de traduções de textos com direitos autorais vigentes, pedimos o envio de um documento, elaborado e assinado pelo(s) detentor(es) dos direitos autorais, permitindo a publicação da tradução.

Todas as traduções serão impreterivelmente apreciadas pela Equipe Editorial.

Entrevistas

As entrevistas podem ser feitas por uma ou mais pessoas. Devem possuir até 35.000 (trinta e cinco mil) caracteres (com espaços), incluindo nota de apresentação, referências bibliográficas e demais notas.

Todas as entrevistas serão impreterivelmente apreciadas pela Equipe Editorial antes da publicação.

Dossiê

Seção para submissões de artigos direcionados à edições especiais temáticas. Assim, os originais submetidos a esta seção devem seguir também as diretrizes para submissão de artigos:

Os artigos enviados para publicação devem ser inéditos e ter entre 20.000 (vinte mil) e 50.000 (cinquenta mil) caracteres (incluindo espaços). O número total de caracteres deve incluir título, resumo, referências bibliográficas e notas. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir em português, inglês e espanhol.

Todos os artigos serão impreterivelmente apreciados pela Equipe Editorial e submetidos ao processo de avaliação duplo-cego antes da publicação.

Política de Privacidade

Os nomes, dados e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.