Implantação de uma horta comunitária, no âmbito do nexo na Macrometrópole Paulista

Autores

  • Simone Ley Omori-Honda Faculdade de Saúde Pública - USP

Palavras-chave:

Horta comunitária, Agricultura urbana, Nexo urbano

Resumo

O nexo urbano ‘água, energia e alimento’ é um arranjo de recursos básicos interdependentes, que vem sendo sobrecarregado com o crescimento da população urbana. Nesse contexto, a agricultura urbana, representada aqui por hortas comunitárias, revela-se como um exemplo de sinergia do nexo urbano, ao reduzir a pegada ecológica do sistema. A partir de uma pesquisa-ação na implantação de horta comunitária no município de Guarulhos, extraiu-se experiências frutíferas e desafiadoras, que podem valer-se de base ou inspiração para aqueles que almejam dedicar-se a essa empreitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Ley Omori-Honda, Faculdade de Saúde Pública - USP

Graduada em Bacharelado em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Mestre em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e realizou uma pós-graduação em Agricultura Orgânica pela Tokyo University of Agriculture no Japão. Já atuou como gestora ambiental, coordenando projetos socioambientais, e atualmente presta serviços para uma consultoria na área de agricultura é responsável pela Gestão de Resíduos da Faculdade de Medicina da USP.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

OMORI-HONDA, Simone Ley. Implantação de uma horta comunitária, no âmbito do nexo na Macrometrópole Paulista . Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 37–40, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/485. Acesso em: 19 abr. 2024.