Vozes silenciosas sobre o nexo e as mudanças climáticas:

diálogos cotidianos na periferia urbana de São Paulo

Autores

  • Susanne Börner University of Birmingham & Universidade de São Paulo

Resumo

Como as vozes dos jovens ainda são escassas nos debates em torno das interconexões de alimentos, água e energia, há a necessidade de ampliar o diálogo, incluindo diferentes vozes e saberes juvenis. Apresentamos insights de um projeto de pesquisa realizado com jovens de 12 a 18 anos em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), sobre seus conhecimentos cotidianos em torno do nexo alimento-água-energia e das mudancas climáticas. O projeto explora formas participativas de engajar os jovens em diálogos sobre sua relação com o nexo, bem como suas formas de adaptação à escassez de recursos.

Biografia do Autor

Susanne Börner, University of Birmingham & Universidade de São Paulo

A Dra. Susanne Börner é pesquisadora no campo da agência juvenil, (in)segurança de recursos, vulnerabilidade e pesquisa participativa. Ela é doutora em ciências políticas pela Universidade de Frankfurt, Alemanha, com foco na participação comunitária e na justiça ambiental. Desde 2019, ela é pós-doutoranda na Universidade de Birmingham, Reino Unido, e na Universidade de São Paulo, Brasil (Marie Curie Global Fellowship). Através da pesquisa-ação, ela explora os saberes e as práticas sociais dos jovens brasileiros relacionadas ao nexo água-alimentação-energia e redução do risco de desastres. Com interesse em pesquisa aplicada e orientada ao impacto, tanto na América Latina quanto na Europa, ela tem como objetivo identificar caminhos para integrar o conhecimento dos jovens nas políticas públicas para um desenvolvimento urbano sustentável e saudável.

Publicado

2021-04-30

Como Citar

BÖRNER, S. . Vozes silenciosas sobre o nexo e as mudanças climáticas:: diálogos cotidianos na periferia urbana de São Paulo. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 4, n. 10, p. 12-15, 30 abr. 2021.