CAPACITISMO EN EL TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v3i2.694Palabras clave:
Capacitismo, TEA, Discapacidad, PrejuiciosResumen
El capacitismo atañe al juicio de la capacidad de las personas con discapacidad, y es necesario prestar atención a este estigma que impregna la vida de estas personas. En ese sentido, el objetivo de este estudio es problematizar la visión empoderadora de la sociedad sobre las personas con discapacidad a partir del autoinforme de una mujer joven con Trastorno del Espectro Autista (TEA), que pasó por situaciones en las que la discriminación y los prejuicios eran regalos. Buscamos realizar un recorte del proceso histórico, del avance de la legislación, así como de la mirada de la sociedad sobre esas personas, para comprender qué mantiene el prejuicio y la exclusión, muchas veces veladas, y las razones para no valorar sus capacidades. La metodología de investigación utilizada en este estudio cualitativo fue la revisión bibliográfica para apoyar el procedimiento narrativo que apoyó las discusiones sobre el autoinforme. Como resultado, entendemos que a pesar del avance de la legislación, el capacitismo aún permea el ámbito social, lo que perjudica la experiencia de las personas con discapacidad en la sociedad. Así, se hace necesaria una mayor calificación de los profesionales sobre el tema en cuestión y también la importancia de estudios más amplios para auxiliar en la lucha contra la capacidad.
Descargas
Citas
ALENCAR, Helenira Fonseca de; BARBOSA, Heloisa Fonseca; GOMES, Robéria Vieira
Barreto. Neurodiversidade: aspectos históricos, conceituais e impactos na educação escolar.
E-book VII CONEDU 2021, v. 2. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em:
<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82221>. Acesso em: 20 dez. 2022.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais: DSM-5. 5a ed.; M. I. C. Nascimento, Trad. Porto Alegre, RS: Artmed.
BENUTE, Gláucia Rosana Guerra (Org.). Transtorno do espectro autista (TEA): desafios da
inclusão. São Paulo: Setor de Publicações - Centro Universitário São Camilo, v. 2, n.1, p.1-50,
– (Coleção Ensaios sobre Acessibilidade). Disponível em:
<https://saocamilo-sp.br/_app/views/publicacoes/outraspublicacoes/nape_volume_02_13abr_FI
NAL.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
_______. Declaração de Salamanca e Linhas de ação sobre necessidades Educativas
Especiais. Brasília: Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, 2. ed.1994.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da educação e
do Desporto, 1996.
________. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Brasília: MEC/SEESP, 2008.
________. Estatuto da pessoa com deficiência – Brasília: Senado Federal, Coordenação de
Edições Técnicas, 2015.
CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em
pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores
ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Jomtien, 1990.
DUTRA, Gabriella Sabatini Oliveira. Capacitismo e a experiência da mulher com deficiência:
uma reflexão sobre o direito e a produção de saber. 2020. Dissertação (Mestrado em direito) –
Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, p. 168, 2020.
Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/33420>. Acesso em: 12 abr. 2022.
GRACIA, Frederico Antônio (Coord.). Deficiência com eficiência: dos direitos da pessoa
portadora de deficiência. São Paulo: OAB-SP, 2006.
GRIESI-OLIVEIRA., Karina Griesi; SERTIÉ, Andréa Laurato. Transtornos do espectro autista:
um guia atualizado para aconselhamento genético. Revendo ciências básicas, Einsten-São
Paulo, p. 233-238, maio. 2017. Disponível em:
<https://journal.einstein.br/wp-content/uploads/articles_xml/1679-4508-eins-15-02-0233/1679-4
-eins-15-02-0233-pt.pdf?x56956>. Acesso: 14 abr. 2022.
GUESSER, M.; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (Org). Estudos da
deficiência. Curitiba: anticapacitismo e emancipação social. CRV editora, p.248, 2020.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Percursos da constituição de uma política brasileira
de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 41-58, 2011.
Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rbee/a/QnsLXV5R9QBcHpTc4qMQ9Tr/abstract/?lang=pt>. Acesso em:
jun. 2022.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: inclusão Escolar: o que é, por que, como
fazer. São Paulo, Summus, 2015.
MARCHESAN, Andressa.; CARPENEDO, Rejane Fiepke. Capacitismo: entre a designação e a
significação da pessoa com deficiência. Trama, [S. l.], v. 17, n. 40, p. 56–66, 2021. Disponível
em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26199>. Acesso em: 7 abr. 2022.
MARCO, Victor Di. Capacitismo: o mito da capacidade. Belo Horizonte, MG: Letramento,
MATTOS, Naiara Roberta Vicente de. Inclusão perversa: uma reflexão sobre o sentido do
trabalho para pessoas com deficiência. 1ed. – Curitiba: Appris, 2017.
MELLO, Anahi Guedes de. Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise
antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com
deficiência, 2014. (Dissertação Mestrado). Programa de pós-graduação em antropologia social.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 262, 2014. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/182556>. Acesso em: 22 maio 2022.
__________. Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a
preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência &
Saúde Coletiva, v. 2, p. 3265-3276, 2016. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso
em: 05 abr. 2022.
MONTEIRO, Carlos Medeiros et al. Pessoa com deficiência: a história do passado ao presente.
Revista internacional de apoio à inclusão, fonoaudiologia, sociedade e multiculturalidade.
v. 2, n. 3, Jul., 2016. Disponível em:
<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6941069>. Acesso em: 16 jun. 2022.
NEURODIVERGENTE. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Disponível em:
<https://www.dicio.com.br/neurodivergente/>. Acesso em: 15 abr. 2020.
OMOTE, Sadao. Normalização, integração, inclusão... Revista de educação e processos
inclusivos, ponto de vista. v.1, n.1, p. 1-13, 1999. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1042>. Acesso em: 21 maio
ONZI, Franciele Zanella; GOMES, Roberta de Figueiredo. Transtorno do espectro autista: a
importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Caderno Pedagógico. [S.l.], v. 12, n. 3, p.
-199, 2015. Disponível em:
<http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/979/967>. Acesso em: 15
abr. 2022.
PACHECO, Kátia Monteiro De Benedetto; ALVES, Vera Lucia Rodrigues. A história da
deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta fisiátrica,
v.14, n.4, p. 242-248, 2007. Disponível em:
<https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102875>. Acesso em: 16 jun. 2022.
PERTILE. Eliane Brunetto; MORI Nerli Nonato Ribeiro. História e contradições na educação da
pessoa com deficiência: da eliminação ao atendimento educacional especializado. Revista
HISTEDBR on-line, Campinas, SP, v.21, p. 1-19, 2021. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659160/27095>. Acesso
em: 3 abr. 2022.
SCHEWINSKY, Sandra Regina. A barbárie do preconceito contra o deficiente: todos somos
vítimas. Revista eletrônica Acta Fisiátrica. v.11, n.1, p. 7-11, abril, 2004. Disponível em:
<https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102465>. Acesso em: 3 abr. 2022.
SERON, Bruna Barbosa et al. O esporte para pessoas com deficiência e a luta anticapacitista –
dos estereótipos sobre a deficiência à valorização da diversidade. Movimento, [S. l.], v. 27, p.
e.27048, jan./dez. 2021. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/113969>. Acesso em: 7 abr. 2022.
SILVA, Otto Marques da. A Epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de
ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS; 1986.
TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Literatura científica brasileira sobre transtornos
do espectro autista. Revista da Associação Médica Brasileira. Artigo de revisão. Trabalho
realizado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade
Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, v. 56, p.607-614, 2010. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ramb/a/QSzcLX6yXg54bkMf6nsQbYk/?format=pdf&lang=pt>. Acesso
em: 15 abr. 2022.
TOLDRÁ, Rosé Colom. Políticas afirmativas: opinião das pessoas com deficiência acerca da
legislação de reserva de vagas no mercado de trabalho. Revista de terapia ocupacional da
universidade de São Paulo, v. 20, n. 2, p. 110-117, maio/ago. 2009. Disponível em:
<https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14064/15882>. Acesso em: 05 abr. 2022.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer
as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. Disponível em:
< https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por>. Acesso em: 22 mar. 2023.
VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. In: III Simpósio
Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2, 2019, São Paulo. Anais [...]. Campinas:
UNICAMP. 2019, p. 16-2. Disponível em:
<https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389/4393> Acesso em:
maio 2022
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Helisa Sartorelli, Kátia Abreu Fonseca, Naiana Paula Bocardo Nunes Pinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos desta revista obedecem à licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).