Inclusão e neurociência: algumas considerações no sistema de ensino em São Francisco do Guaporé – RO
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1147Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, neurociênciaResumo
Resumo: O presente artigo objetiva discutir como a inclusão de pessoas neurodivergentes na rede regular de ensino pode contribuir com desenvolvimento da educação e seus processos de ensino. Resultado de um trabalho de aplicação da metodologia ‘observação de sala de aula’ nas escolas do ensino fundamental I, no município de São Francisco do Guaporé –RO, com base em leituras que abordam a neurociência vinculada a educação, principalmente as obras do neurocientista Roberto Lent, enquanto elemento de possível melhoria dos processos de ensino aprendizagem, a partir do entendimento de como o cérebro aprende. A observação de sala de aula contribui para a análise contextual dos fatores diários que condicionam a aplicação e desenvolvimento das metodologias de ensino. Observa-se mediante este estudo que a relação entre alguns aspectos da teoria da neurociência e aprendizagem, podem contribuir significativamente com o avanço do desenvolvimento escolar para estudantes com neurodivergência.
Downloads
Referências
Alves, LA de S., & Soares, VR de S. (2024). Políticas públicas para o acesso e permanência de estudantes neurodivergentes na Educação Básica . Acesso em 13/02/2025. Disponível em: https://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1236/1135
Anastasiou, Lea das Graças. Metodologia do Ensino Superior. Curitiba: Editora IBPEX, 1998
Anastasiou, L. das G. C. e Aves, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos paras as estratégias de trabalho em aula - 10ª Ed.- Joinville, SC: Editora Univille, 2015.
Araujo, A.G. R.; Silva, M. A.; Zanon, R. B. Autismo, Neurodiversidade e Estigma: Perspectivas Políticas e de Inclusão. Revista Psicologia Escolar e Educacional. 2023, v. 27
Brasil. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP).Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.Brasília: MEC/SEESP, 2008.
____. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015
_____. Decreto nº11.370 de 1º de janeiro de 2023. Revoga o Decreto 10.502/2020.
Bordieu, P. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (org.). 16ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. – (Ciências Sociais da Educação).
Carvalho, A. R.; Rocha, J. V.; Silva, V. L. R. Pessoa com deficiência: Aspectos teóricos e práticos. Cascavel: EDUNIOESTE, 2006. Acesso em 13/02/2025. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arquivos/proex/pee/pes_com_defi_asp_teo_e_prat.doc
Cosenza, R. M.; Guerra, L. B. Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011, 151p.
Costa, RLS. Neurociência e aprendizagem. Rev Bras Educ. 2023; 28:e280010. http://doi.org/10.1590/s1413-24782023280010
» http://doi.org/10.1590/s1413-24782023280010
Hohl, R. (2020). O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Psicologia da Educação, (50), 130-133. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200014
Lent, R. Cérebro Aprendiz: Neuroplasticidade e educação. 1ª Ed.. – Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.
____. Ciência para Educação. Entrevista Revista Ciência hoje. nº 343, vol. 58. 2016. Acesso em 13/08/2023. Disponível em https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/ch/ch_343.pdf.
Lopes, A. M. C. S.(2019) . O autismo e suas conexões: qual medicação para o autista?. 3. ed. Belo Horizonte: Psicol. rev, 2019. 1343-1352 p. v. 25.
Lopes, L. F.;Reicher, S. C. Parecer Jurídico – Análise do Decreto nº 10.502/2020 – Instituição da Política Nacional de Educação Especial – Avaliação sobre Retrocessos no Ordenamento Jurídico. Instituto Alana. São Paulo, outubro de 2020. Acesso em 13/02/2025. Disponível em: https://sbsa.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Deficiencia-os-Desafios-para-uma-Sociedade-Inclusiva-Vl.-1.pdf
Piana, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Disponível em https://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830%20389-06.pdf acesso em 07/12/2023.
Reis, P. Observação de Aulas e Avaliação do Desempenho Docente. Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores Avenida 5 de Outubro, 107, Lisboa- 2011. http://www.ccap.min-edu.pt . Coleção e Número Cadernos do CCAP – 2
Sá, A. L.; Narciso, A. L. do C. & Fumiã, H. F. Neurociência Cognitiva e Educação: análise sobre a prevalência de neuromitos entre os docentes de Matemática e das demais áreas do conhecimento atuantes na SRE de Carangola-MG. Educação, v. 45, s. n., p. 1-25, 2020. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36426/pdf.Acesso em 10/12/2023.
Saviani, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações 11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea)
Sociedade Brasileira de Pediatria. (2019, abril). Transtorno do espectro do autismo. Manual de orientação: Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, 5. Recuperado a partir de https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21775c-MO_-_Transtorno_ do_Espectro_do_Autismo.pdf
Spink, P. K. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade; 20, Edição Especial: 70-77 2008. Fundação Getulio Vargas - São Paulo-SP, 2008.
Teixeira, A. Ciência e arte de educar. Educação e Ciências Sociais. v.2, n.5, ago. 1957. p.5-22.
Vantroba, E. L. et al.(2023). Neurociência e educação: propostas e contribuições para a aprendizagem contemporânea. Revista De Gestão E Secretariado, 14(3), 2023 p. 4358–4367. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1898. Disponível em https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1898 Acesso em 10 de dezembro de 2023
Vigotski, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. (Tradução Denise Regina Saler, Marta Kohl de Oliveira e Priscila Nascimento Marques). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 863-869, 2011.
Vigotsky, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Verenice Mioranza de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem à licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).