Inclusão e neurociência: algumas considerações no sistema de ensino em São Francisco do Guaporé – RO

Autores

  • Verenice Mioranza de Medeiros UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1147

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, neurociência

Resumo

Resumo: O presente artigo objetiva discutir como a inclusão de pessoas neurodivergentes na rede regular de ensino pode contribuir com desenvolvimento da educação e seus processos de ensino. Resultado de um trabalho de aplicação da metodologia ‘observação de sala de aula’ nas escolas do ensino fundamental I, no município de São Francisco do Guaporé –RO, com base em leituras que abordam a neurociência vinculada a educação, principalmente as obras do neurocientista Roberto Lent, enquanto elemento de possível melhoria dos processos de ensino aprendizagem, a partir do entendimento de como o cérebro aprende. A observação de sala de aula contribui para a análise contextual dos fatores diários que condicionam a aplicação e desenvolvimento das metodologias de ensino. Observa-se mediante este estudo que a relação entre alguns aspectos da teoria da neurociência e aprendizagem, podem contribuir significativamente com o avanço do desenvolvimento escolar para estudantes com neurodivergência.

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Publicado

27-05-2025

Como Citar

Mioranza de Medeiros, V. (2025). Inclusão e neurociência: algumas considerações no sistema de ensino em São Francisco do Guaporé – RO. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 5(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1147