“Faces em questão: o não-manual nas línguas de sinais”

31-01-2022

Este dossiê temático tem como objetivo compilar estudos que contribuem com o avanço e solidificação das pesquisas sobre marcadores não-manuais em Línguas de Sinais e está sendo organizado pelas Profa Dra Kate Kumada, Profa Dra Emely Silva e Profa Dra Priscila Benitez.
Nos últimos anos, o papel das expressões faciais e corporais tem sido objeto de investigação em línguas orais que reconhecem sua função linguística e social. Contudo, sabe-se que além de transmitir emoções e o estado afetivo, no bojo dos estudos surdos, o corpo e a face já são reconhecidos como elementos que assumem função gramatical inerente às línguas de sinais.
Diante do exposto, os marcadores/gestos/expressões não-manuais (como também são referenciados) têm despertado cada vez mais o interesse de autores pela análise e descrição desse parâmetro. Esse cenário justifica a presente proposta de dossiê temático.
 Dedica-se à divulgação de trabalhos de pesquisa destinados à área da Educação, Psicologia Escolar e áreas interdisciplinares dirigidos aos profissionais de áreas afins.
Recebe contribuições de pesquisas concluídas, sob a forma de artigos e ensaios, além de resenhas e comunicações científicas. Para este número especial, o dossiê temático intitulado “Faces em questão: o não manual nas línguas de sinais” busca artigos cujo escopo envolva artigos teóricos, relatos de experiência e pesquisas qualitativas sobre os avanços, desafios e perspectivas em contextos dos marcadores não-manuais próprios nas línguas de sinais.

CRONOGRAMA

Etapa - Descrição - Prazo
Primeira etapa - Escrita dos resumos - 28/02/2022
Segunda etapa - Entrega dos artigos completos pelos autores - 22/05/2022
Terceira etapa - Leitura e revisão dos pares. Possíveis ajustes. - 22/06/2022
Quarta etapa - Leitura dos artigos e elaboração da apresentação pelos organizadores. - 22/07/2022
Quinta etapa - Envio da obra completa com todos os artigos para análise do conselho editorial para aprovação ou não da produção da obra (o conteúdo pode não ser aprovado, dependerá da análise do conselho editorial) - estimado para 08/2022
Aprovação do conselho editorial - estimado para 09/2022
Sexta etapa - Publicação da revista - estimado para 10/2022


DIRETRIZES PARA AUTORES


Na primeira etapa os autores devem enviar até 28/02/2022 um resumo do artigo com no máximo 15 linhas, contendo o tema, objetivo, método e conclusão, bem como três a cinco palavras chave (pertencentes ao Thesaurus)
Para a segunda etapa, os autores devem enviar o artigo completo até 22/05/2022. O modelo do artigo deve obedecer a seguinte formatação, que também estará disponível no template que pode ser utilizado.
● Os artigos devem ser escritos de acordo com as normas da revista.
● Todos os artigos devem ser submetidos a parecer anônimo.
● Os artigos devem conter um mínimo de 15 páginas ou máximo de 30 páginas, incluindo as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos, que devem ser inseridos no corpo do texto.
● Devem ser acompanhados de resumo (máximo de 15 linhas, com tema, objetivo, método e conclusão), resumen e abstract. As palavras-chave (entre três e cinco), que devem pertencer ao Thesaurus e o título também devem estar traduzidos para o espanhol e para o inglês.
● A Revincluso aceita artigos escritos em Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.
● Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
● As afirmações, opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores.
● Referências devem seguir a APA
● URLs para as referências devem ser informadas quando necessário
● É obrigatório o envio de uma carta de apresentação do artigo, incluindo os nomes dos(das) autores(as).
Observação: os autores devem se responsabilizar pela revisão do português, inglês, e espanhol, com declaração profissional de revisor do texto submetido.