Comuns do conhecimento e desigualdades: desafios associados a capitalismo de vigilância e IA generativa

Autores/as

  • Miguel Said Vieira Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v7i20.1123

Palabras clave:

comuns do conhecimento, capitalismo de vigilância, IA generativa

Resumen

Apresenta a noção de comuns do conhecimento, discutindo as relações ambíguas entre tais comuns, o capitalismo de vigilância e a inteligência artificial generativa. Conclui refletindo sobre a possibilidade de recuperar o sentido contra-hegemônico de comuns do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miguel Said Vieira, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Miguel Said Vieira é professor na UFABC, onde atua nos cursos de Políticas Públicas e Ciências e Humanidades, e no Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas. Formado em Editoração e em Filosofia (USP), com especialização em Gestão da Propriedade Intelectual (UBV) e doutorado em Educação (USP), sua pesquisa e docência abordam relações entre conhecimento, educação, tecnologia, colaboração e mercantilização, com interesse especial pelo tema dos comuns (incluindo abordagens teóricas, e práticas específicas como REA, software livre e acesso aberto).

Capa da sessão conjuntura

Publicado

2024-12-10

Cómo citar

SAID VIEIRA, Miguel. Comuns do conhecimento e desigualdades: desafios associados a capitalismo de vigilância e IA generativa. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 30–33, 2024. DOI: 10.36942/dialogossocioambientais.v7i20.1123. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/1123. Acesso em: 5 feb. 2025.