Archives

  • Food Security
    Vol. 7 No. 18 (2024)

    The 18th edition of the seventh year (volume 7) of the "Diálogos Socioambientais" invites José Raimundo Sousa Ribeiro Junior (Associate Professor at the Federal University of ABC) to address the theme of Food Security. In this edition, the data provided by the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) is highlighted, showing that the current food production is sufficient to meet global needs. However, despite this, there has been a significant increase in the number of people experiencing hunger worldwide, indicating that hunger is a structural phenomenon.

    This issue occurs after the most critical moments of the Covid-19 pandemic, which intensified hunger in many places. The texts gathered in this edition provide a rich and diverse debate on hunger and other issues related to food, approached from different theoretical and methodological perspectives.

  • Environmental Racism
    Vol. 6 No. 17 (2023)

  • Human Dimensions of Climate Change: an Australia-Brazil dialogue
    Vol. 6 No. 16 (2023)

    This volume (bilingual: Portuguese-English) presents a direct contribution from the project "COPPLANNING: community-based planning and participation for low-carbon transition: a global South-North comparative study focusing on traditional and First Nations communities" funded (Process 2019/23559-0) by the funding agency FAPESP (São Paulo State Research Support Foundation), under the coordination of Professor Silvia Helena Zanirato, based at the School of Arts, Sciences and Humanities (EACH), University of São Paulo (USP), and Professor Kristen Lyons, University of Queensland, Australia.

  • O Oceano e a Sociedade
    Vol. 5 No. 14 (2022)

    O movimento pela Cultura Oceânica nos lembra que temos um único oceano global, que conecta todas as pessoas e povos, ligando passado, presente e futuro. A disseminação da cultura oceânica faz parte da agenda global de preocupação com o oceano e busca sensibilizar a população mundial para a necessidade de conservação, restauração e uso sustentável do oceano. A importância de propagarmos a cultura oceânica e de atuarmos em prol do oceano foi reforçada com a proposição da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021 a 2030) pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de seu órgão de Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2017. Conhecida como Década do Oceano, seu objetivo é fomentar “a ciência que precisamos para o oceano que queremos” por meio da colaboração entre diversos setores da sociedade, promovendo um movimento que gere mudanças estruturais em nossos modos de vida e em nossa relação com o oceano, a fim de diminuir nosso impacto sobre ele. Os objetivos, resultados esperados e desafios da Década do Oceano pretendem auxiliar na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, especialmente o ODS 14: “Vida na Água”, que visa “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”, com metas relacionadas à despoluição marinha, à restauração de ecossistemas, ao combate à acidificação do oceano e à promoção da pesca sustentável.

  • Transformando la Gobernanza del Agua en América del Sur
    Vol. 5 No. 13 (2022)

    Esta edição é uma parceria da revista com o projeto GovernAgua. O projeto GovernAgua visa analisar as crises como oportunidades de mudança e transformação para melhorar a gestão e governação da água, e ajudar diferentes grupos, indivíduos e instituições a estarem mais bem preparados para possíveis crises.

    Foi uma proposta de investigação inovadora, tanto devido às questões que procura responder como porque se concentra numa região que está sub-representada em estudos comparativos de governação da água. Além disso, combina metodologicamente abordagens de governação adaptativas e antecipatórias, adequadas para lidar com a incerteza e complexidade das bacias hidrográficas. O projeto visa reforçar as capacidades de antecipação dos diferentes intervenientes na bacia (por exemplo, instituições governamentais, organizações da sociedade civil, produtores, etc.).

  • Kátia Canil e o seu legado
    Vol. 4 No. 12 (2021)

  • Nexos: para a sustentabilidade
    Vol. 4 No. 10 (2021)

    É com satisfação que anunciamos o lançamento de mais um número da revista de divulgação científica Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista em parceria com o Professor Leandro Giatti (FSP/USP), como editor convidado.
    Com o tema Nexo: para a sustentabilidade, esta edição apresenta “diversos saberes e potencialidades que contribuem com dilemas e perspectivas associadas ao nexo água-energia-alimentos, contribuindo para questões contemporâneas e para a busca do desenvolvimento sustentável.”
    O lançamento será nesta sexta-feira, dia 30/04/2021 às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube Macroamb.

  • Territórios da Energia
    Vol. 3 No. 09 (2020)

  • Riscos e Desastres: compartilhando responsabilidades
    Vol. 3 No. 08 (2020)

    A publicação Diálogos Socioambientais traz nessa edição o tema Riscos e Desastres: compartilhando responsabilidades, com artigos e uma entrevista que abordam conceitos, experiências, boas práticas, e ações participativas a partir de olhares das áreas das geociências, engenharia, direito, ciências sociais, educação, comunicação, mudanças climáticas; e planejamento e gestão. Os autores representam instituições de ensino, pesquisa, órgãos públicos federal, estadual e municipal que exercem um diálogo interdisciplinar, multiescalar e interinstitucional, o que evidencia que o tema riscos é transversal e de interesse de toda sociedade.

  • [Dossiê: COVID-19]
    Vol. 3 No. 6 (2020)