Fome na América Latina e Caribe

“O passado é mudo ou continuamos sendo surdos?”

Autores

  • Beatriz Gomes Cornachin Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

fome, segurança alimentar, América Latina e Caribe, Haiti, Cuba

Resumo

O cenário alimentar da América Latina e Caribe apresenta aspectos desafiadores. O contraste entre uma região exportadora de commodities e os elevados índices de desnutrição e insegurança alimentar nos leva a indagar as motivações para tal realidade. No caso, o texto tem por intuito tecer algumas reflexões acerca do impacto de um passado colonial na região. Assim como a sua conexão com a atualidade no que tange o cenário agroalimentar e a destinação de terras para a produção de commodities ontem e hoje bem como a imposição das políticas e seus atores que contribuem para o atual cenário que a região experimenta no que tange ao cenário agroalimentar. Para tanto, a fim de exemplificar o argumento de tal impacto estrutural imposto historicamente, os exemplos de Cuba e Haiti são contrastados de maneira mais específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Gomes Cornachin, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Ciências Humanas e Sociais, pela UFABC dentro da linha de pesquisa: " Estado, Sociedade e Políticas Públicas", com dissertação de título: "A fome e o neoliberalismo no Haiti: impacto da liberalização do comércio de arroz sobre a soberania alimentar do país a partir dos anos 1980." Mediadora em painel na CLACSO 2018 com trabalho aprovado e exposto. Professora de Geografia do Ensino Fundamental e Médio e de Curso preparatório para ENEM e Vestibulares. Formada em Geografia pela Universidade de Taubaté ( UNITAU), monografia aprovada: "O estudo da Fome no Brasil, entre 1930 e 2014". Professora da rede Estadual em São José dos Campos, ministrando aulas para sextos, sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental e eventual para os anos do Ensino Médio.Foi voluntária do PROJETO RONDON em Junho de 2015, operação BOROROS. Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, nos anos de 2014 e 2015. Áreas de pesquisa: Geografia da Fome; Relações Internacionais; Geopolítica; Segurança Alimentar.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Como Citar

CORNACHIN, Beatriz Gomes. Fome na América Latina e Caribe: “O passado é mudo ou continuamos sendo surdos?”. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 7, n. 18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/548. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Jovem Pesquisador