Capacidade de Inovação Social no Terceiro Setor e em Negócios Sociais

Autores

  • Eduardo Luiz Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Samuel Carvalho De Benedicto Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.615

Palavras-chave:

Inovação Social, Capacidade de Inovação, Organizações da Sociedade Civil, Fundações Empresariais, Negócios Sociais

Resumo

As Organizações da Sociedade Civil, Fundações Empresariais e Negócios Sociais são tipos organizacionais distintos, mas que têm por objetivo reduzir problemas sociais. Nesse contexto, a capacidade de criar alternativas socialmente aceitas e promovam mudanças em direção ao bem-estar social ganha importância com a Inovação Social. O objetivo deste estudo é identificar as boas práticas e os fatores determinantes da Capacidade de Inovação Social, apontando caminhos que contribuam para melhorar a forma como as organizações trabalham o propósito social orientado para a inovação social. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e contou com a participação de oito organizações. Busca-se descrever os fatores determinantes da Capacidade de Inovação Social nas Organizações da Sociedade Civil e Negócios Sociais. Os fatores foram adaptados à luz da literatura de Inovação Social. Os resultados revelam que os Negócios Sociais são os que apresentaram maior esforço para a Co-criação da Inovação Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Luiz Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Sustentabilidade - Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas.

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Ciência da Informação – Universidade de São Paulo (USP). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas.

Samuel Carvalho De Benedicto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Administração - Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Rodrigues, E. L., Sugahara, C. R., & De Benedicto, S. C. . (2022). Capacidade de Inovação Social no Terceiro Setor e em Negócios Sociais . Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 7(2), 68–94. https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.615

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)