Edição Atual

v. 10 n. 1 (2025): V. 10 n. 1 (2025)
Publicado: 2025-05-07

Editorial

  • EDITORIAL Volume 10, Número 01

    01 - 03
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1164

Artigos

  • Desigualdades Étnico-Raciais e Sociais, Empreendedorismo Negro e Afroempreendedorismo no Brasil

    Ana Paula Rodrigues Arciprete, Tatiane Marçal Silva Cardoso, Sérgio Luiz de Souza, Juliana Cristina dos Santos Monteiro
    04 - 17
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.993
  • Afroempreendedorismo e as desigualdades raciais na cidade de Almenara/MG

    Bernardo Almeida Rocha, Jéssica Rodrigues de Sousa, Silvana Barbosa Pereira, Cláudia Adriana Souza Santos, Sâmya Sofia Alves Teixeira, Ariana Natália de Oliveira de Oliveira, Maria Eduarda Oliveira Silva
    18 - 38
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1058
  • Análise do etarismo nas indústrias calçadistas de Nova Serrana – MG a dimensão do racismo institucional no mercado de trabalho

    Daiane de Jesus Oliveira, Gabriela Cristina Teles dos Santos, Marcelo Agenor Espindola Agenor
    39 - 59
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.881
  • A Utilização da Inteligência Estratégica e Big Data na Tomada de Decisões no Supply Chain Management Estudo de Caso

    Rafael Mozart da Silva
    60 - 82
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.943
  • Universidade empreendedora caminhos para cooperação

    Vanessa Serafim, Érika Mayumi Kato-Cruz, Valdecir Cahoni Rodrigues, Gustavo Yuho Endo
    83 - 99
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1149
  • Estudo sobre a implementação de marcas de perfumaria vs perfumes contratipos

    Luan Souza do Nascimento, Eduardo Vieira de Souza, Jéssica Aniely Souza Adamo
    100 - 116
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1078
  • Impacto do uso dos canais de comunicação e marketing digital em pequenas empresas de Campos Novos, SC

    Viviane Serena, Leandro Hupalo
    117 - 132
    DOI: https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1043
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A “Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação” (RENI) tem como objetivo a difusão de conhecimento acadêmico e profissional com ênfase em análises interdisciplinares e avanços conceituais e metodológicos. Divulga resultados de pesquisas, experiências e trabalhos que aplicam novas modelagens teóricas e metodológicas derivadas do pensamento Schumpteriano, Institucionalista, Liberal e Austríaco. Privilegia trabalhos que utilizam modelagens inovadoras e em construção como: a Economia da Inovação, a Economia do Conhecimento, Economia Comportamental, a Economia Evolucionária, Economia da Complexidade, a Economia Institucional Cognitiva e a Economia Cultural. Entre as opções temáticas de Estudos Aplicados e Estudos de Casos destacamos: Agentes da Inovação (Agências de Inovação, Escritórios de Transferência de Tecnologias, Incubadoras e Parques Tecnológicos), Empreendedorismo e Competitividade (“Startup”, Mudança Tecnológica, Patentes, Pesquisa e Desenvolvimento, Financiamentos à Inovação, Estratégias e gestão de P&D, Sistemas de Inovação, Interação Universidade-Empresa e Globalização da Inovação), História da Inovação e de Empresas Inovadoras. Como as mudanças tecnológicas ocorrem em distintas dimensões, os temas dos artigos podem abarcar a maioria das categorias apresentadas no “JEL Classification System”, desde que a inovação seja uma preocupação central.