Inovação usando design social para promoção do desenvolvimento pleno de crianças de comunidade de baixa renda
uma experiência com o uso de SMS
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v4i2.190Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Comunidade de Baixa Renda, Tecnologia da Informação, SMS, Avaliação ParticipativaResumo
O desenvolvimento pleno de crianças envolve aspectos biológicos, cognitivos e socioemocionais. Crianças de baixa renda geralmente são privadas do desenvolvimento pleno por deficiências em um, dois ou nos três aspectos combinados. Ações de formação parental presenciais têm se mostrado eficazes em reverter esse quadro mas têm alcance limitado. Neste trabalho, investigamos o efeito de mensagens de texto tipo SMS com informações qualificadas e acessíveis para pais e mães de comunidade de baixa renda. Participaram 31 pais, mães ou responsáveis de crianças entre 6 e 13 anos de idade vinculadas a um Centro Comunitário que atende as crianças no contraturno escolar. A solução resultou da metodologia Design Centrado no Ser Humano. As mensagens foram enviadas em duas etapas e mudanças de comportamento foram avaliadas por meio de questionários padronizados e avaliação de impacto participativa (PIA). Do conjunto inicial de participantes, foram válidas as respostas de 12 participantes. Os resultados das partes quantitativa e qualitativa do questionário foram divergentes, o que estimulou a busca de melhor entendimento das mudanças, se ocorridas, usando a PIA. Os resultados da PIA indicaram mudanças de comportamento que contribuem para o desenvolvimento infantil. Ficou evidenciada a aceitação do SMS Criança como fonte confiável de dicas e ajuda. A hipótese inicial de aplicação de ferramenta de envio de mensagens informativas para pais e responsáveis como promotora de melhoria da parentalidade e consequente favorecimento ao desenvolvimento pleno das crianças em contexto de baixa renda foi validada.