Vozes resistentes na e da aldeia da colonialidade às expressões artísticas indígenas contemporâneas

Conteúdo do artigo principal

Silvania Lúcia Chaves Assis
Patrícia Gusmão Maciel
Liliane Kolling
Gilberto Ferreira da Silva

Resumo

A visão de que as identidades sociais estão diretamente ligadas a constituição de raças, e estas submetidas a um complexo sistema de dominação associadas a lugares e papéis sociais específicos nos leva a questionar: qual é o lugar da arte indígena no panorama de nossa sociedade? Como pensar as manifestações culturais produzidas desde outros referenciais? Até que ponto as artes produzidas pelas populações indígenas revelam modos outros de pensar? Para dar conta deste propósito elegeu-se dois artistas indígenas do povo Guarani: o escritor Olívio Jekupé e o artista visual Xadalu. A metodologia ampara-se na perspectiva ensaística, compreendida como um modo de produzir a reflexão marcada pela trajetória, pelos acessos que teve aos materiais e como as provocações vão anunciando formas para construir a análise, desde a perspectiva do pesquisador/autor. No estudo destaca-se que para Xadalu, as ruas constituem-se o espaço prioritário das manifestações e para Jekupé, o uso da palavra escrita, ferramenta própria do colonizador, é tomada como estratégia para exercitar modos de produção de um projeto que se anuncia já no ato mesmo da construção desta escrita desde outros parâmetros, rompendo assim com a perspectiva de uma leitura que remete para compreensões de menoridade, inferioridade ou hierarquias. 

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Como Citar
ASSIS, Silvania Lúcia Chaves; MACIEL, Patrícia Gusmão; KOLLING, Liliane; SILVA, Gilberto Ferreira da. Vozes resistentes na e da aldeia: da colonialidade às expressões artísticas indígenas contemporâneas. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 58–72, 2021. DOI: 10.36942/iande.v5i1.330. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/330. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Silvania Lúcia Chaves Assis, Universidade La Salle

Mestranda em Educação, pela Universidade La Salle, Canoas (RS), na linha de pesquisa Formação de professores. Especialização  em Metodologia do Ensino Básico e Gestão Escolar. Professora de História e Geografia do ensino  básico. Integra o grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). E-mail: silchaves502@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7370-2914

Patrícia Gusmão Maciel, Universidade La Salle

Doutoranda em Educação pela Unilasalle; Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, com pós-graduação em Psicopedagogia pela UNIASSELVI / RS, Gestão Cultural pelo SENAC-RS, e Letras, Literatura e Ensino pela FURG (em andamento); Graduada em Teatro - Licenciatura pela UFRGS. Atua como docente e pesquisadora na área de Artes e Educação, principalmente nos segmentos de artes, teatro, educação e formação de espectadores. Desenvolve pesquisa em Pedagogia do Teatro, em especial sobre Mediação Teatral, e escrita criativa. Membro fundador do grupo ColetiveArts, atuando na área de escrita literária.  email: patricia04maciel@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8354-2774

Liliane Kolling, Universidade La Salle

Mestranda em Educação - Universidade La Salle - Canoas, Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar - PUCRS - Porto Alegre, Graduada em Pedagogia - PUCRS - Porto Alegre. E-mail: liliane.kolling@lasalle.org.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5869-3450

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Pesquisador CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). E-mail: gilberto.silva@unilasalle.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6294-2322

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