O Combate à fome e o desperdício de alimentos na região Nordeste

Autores

  • Raquel Miranda Canoso UFABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/iande.v5i1.262

Palavras-chave:

Alimentos, Segurança alimentar, Fome, Alimentação, Nordeste, Desperdício

Resumo

Analisar a relação entre a má distribuição e a dificuldade no acesso aos alimentos e os níveis de desperdício e fome no Nordeste, tendo como objetivo principal o debate sobre os motivos que levam a inúmeras famílias passarem fome enquanto a oferta de alimentos cobriria a demanda. Para a realização dessa pesquisa monográfica utilizou-se o método explicativo no qual foi utilizado teorias malthusianas como as expostas por Thomas Robert Malthus e David Ricardo e análises contrárias a esse pensamento como as apresentadas nos relatórios da FAO. Dados fornecidos pelo censo do IBGE de 2013 foram utilizados para o levantamento dos dados de populações com insegurança alimentar no Nordeste, assim como os dados fornecidos pela pesquisa de 2018 da Embrapa sobre o desperdício no território brasileiro. Entretanto, os dados colhidos sobre o desperdício de alimentos na região nordeste não foram suficientes para realizar uma conexão com os índices de fome, sendo essa mais atrelada a estrutura do sistema agrário capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BCG (2018). Tackling the 1.6-Billion ton food loss and waste crisis. Boston Consulting Group. Disponível em https://www.bcg.com/pt-br/ publications/2018/tackling-1.6-billion-ton-foodloss-and-waste-crisis.aspx

BORTOLIN, Nelson. CARNEIRO, Gustavo. O Brasil é Soja. Folha de Londrina. 16 de jun. de 2018. Disponível em: https://folhadelondrina-1.atavist.com/brasil-soja. Acesso em 15 de maio de 2020.

CRISPIM, Marristela. Ceará deve ganhar Plano Estadual de Combate às Perdas e ao Desperdício de Alimentos. Eco Nordeste. 29 de jun. de 2019. Disponível em: http://agenciaeconordeste.com.br/ceara-deve-ganhar-plano-estadual-de-combate-as-perdas-e-ao-desperdicio-de-alimentos/. Acesso em 15 de maio de 2020.

EMBRAPA. Perdas e desperdício de alimentos. Perguntas e Respostas. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-perdas-e-desperdicio-de-alimentos/perguntas-e-respostas. Acesso em: 15 de maio de 2020.

FAO (2016). Food losses and waste in Latin America and Caribbean. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i5504e.pdf

FAO (2011). Global food losses and food waste – Extent, causes and prevention. Roma, FAO.

FAO (2009). How to Feed the World in 2050. Roma, FAO.

FAO, IFAD, UNICEF, WFP e WHO (2019). The State of Food Security and Nutrition in the World 2019. Safeguarding against economic slowdowns and downturns. Roma, FAO.

FAO, IFAD, UNICEF, WFP e WHO (2018). The State of Food Security and Nutrition in the World 2018. Building climate resilience for food security and nutrition. Roma, FAO.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA (2013). População residente, por situação de segurança alimentar existente no domicílio e tipo de insegurança alimentar, segundo o sexo, os grupos de idade, a cor ou raça, a situação do domicílio e as classes de rendimento mensal domiciliar per capita – Região Nordeste. Rio de Janeiro.

LENZ, Maria Heloísa (1985). A Teoria da Renda da Terra: Ricardo e Malthus. Disponível em: https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/viewFile/899/1184

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS (2019). Visão Geral dos Produtos Exportados. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis

O PORTAL DO BRASIL. Aderir à Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA). Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/participar-da-rede-brasileira-de-banco-de-alimentos. Acesso em 15 de maio de 2020.

PORPINO, G.; LOURENÇO, C. E.; ARAÚJO, C.M.; BASTOS, A. (2018). Intercâmbio Brasil – União Europeia sobre desperdício de alimentos. Relatório final de pesquisa. Brasília: Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. Disponível em: http:// www.sectordialogues.org/publicacao

PORPINO, Gustavo (2018). 5 Quais os porquês do desperdício de alimentos entre consumidores? Compreendendo o comportamento do consumidor para delinear soluções.

SHUTTER, Oliver de (2014). Report of the Special Rapporteur on the right to food. Final report: The transformative potential of the right to food.

Publicado

2021-04-05

Como Citar

MIRANDA CANOSO, R. O Combate à fome e o desperdício de alimentos na região Nordeste. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, v. 5, n. 1, p. 88 - 101, 5 abr. 2021.