Ensino superior no Brasil: dificuldades no acesso e ensino público para poucos

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Rodrigues Oliveira

Resumo

O presente artigo busca traçar um panorama geral sobre a oferta de ensino superior no Brasil. A partir da análise de dados oficiais e da revisão de literatura sobre o assunto, questiona-se qual parcela da população mais usufrui deste aumento de vagas. Primeiramente foi analisado o perfil do jovem brasileiro matriculado no ensino superior. Após isso, foi separado o ensino superior público do privado, observando se o perfil nestes dois universos é diferente. Também foi elaborado um questionário público, para analisarmos de modo mais qualitativo o perfil dos universitários. Conclui-se que, mesmo com os avanços na oferta de disciplinas, o ensino superior ainda é anormal na vida dos jovens brasileiros. E quanto menor for o nível econômico do jovem, mais anormal se torna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Gabriel Rodrigues. Ensino superior no Brasil: dificuldades no acesso e ensino público para poucos. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 43–50, 2017. DOI: 10.36942/iande.v1i1.17. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/17. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALISSON, Eliton. "A grande massa de estudantes que concluem o ensino médio em escolas públicas não considera o ingresso em universidades públicas", diz Marcelo Knobel. Ensino Superior Unicamp, Campinas, 07 Fev. 2014. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/reportagens/a-grande-massa-de-estudantes-que-concluem-o-ensino-medio-em-escolas-publicas-nao-considera-o-ingresso-em-universidades-publicas-diz-marcelo-knobel>. Acesso em: 05 de Abril de 2017.

ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade.Caderno Crh,[s.l.], v. 20, n. 49, p.35-46, abr. 2007. FapUNIFESP (SciELO).

ANDRADE, CIBELE YAHN. Acesso ao ensino superiorno Brasil: equidade e desigualdade social. Revista Ensino SuperiorUnicamp,Campinas, nº6 , 2012.

BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades.Educ. Soc,Campinas, v. 36, n. 131, p.361-390, jun. 2015.

Dados sobre porcentagem de jovens no Ensino Superior, relacionado com renda familiar, etnia e escolaridade: PNAD/IBGE (2009). Disponível em: < ftp://ftp.ibge.gov.br/Indicadores_Sociais/Sintese_de_Indicadores_Sociais_2008/Tabelas/> . Acesso em: 05 de Abril de 2017.

Dados referentes à porcentagem de estudantes em Universidades Federais –Portal do MEC (2015). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 05 de Abril de 2017.

NCES. Digest of Education Statistics 2010. 2010. Disponível em: < http://nces.ed.gov/programs/digest/d10/tables/dt10_406.asp >. Acesso em: 05 de Abril de 2017.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.