Ensino superior no Brasil: dificuldades no acesso e ensino público para poucos

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Gabriel Rodrigues Oliveira

Resumo

O presente artigo busca traçar um panorama geral sobre a oferta de ensino superior no Brasil. A partir da análise de dados oficiais e da revisão de literatura sobre o assunto, questiona-se qual parcela da população mais usufrui deste aumento de vagas. Primeiramente foi analisado o perfil do jovem brasileiro matriculado no ensino superior. Após isso, foi separado o ensino superior público do privado, observando se o perfil nestes dois universos é diferente. Também foi elaborado um questionário público, para analisarmos de modo mais qualitativo o perfil dos universitários. Conclui-se que, mesmo com os avanços na oferta de disciplinas, o ensino superior ainda é anormal na vida dos jovens brasileiros. E quanto menor for o nível econômico do jovem, mais anormal se torna.

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Como Citar
OLIVEIRA, Gabriel Rodrigues. Ensino superior no Brasil: dificuldades no acesso e ensino público para poucos. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 43–50, 2017. DOI: 10.36942/iande.v1i1.17. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/17. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

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