Ensino superior no Brasil: dificuldades no acesso e ensino público para poucos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca traçar um panorama geral sobre a oferta de ensino superior no Brasil. A partir da análise de dados oficiais e da revisão de literatura sobre o assunto, questiona-se qual parcela da população mais usufrui deste aumento de vagas. Primeiramente foi analisado o perfil do jovem brasileiro matriculado no ensino superior. Após isso, foi separado o ensino superior público do privado, observando se o perfil nestes dois universos é diferente. Também foi elaborado um questionário público, para analisarmos de modo mais qualitativo o perfil dos universitários. Conclui-se que, mesmo com os avanços na oferta de disciplinas, o ensino superior ainda é anormal na vida dos jovens brasileiros. E quanto menor for o nível econômico do jovem, mais anormal se torna.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade.Caderno Crh,[s.l.], v. 20, n. 49, p.35-46, abr. 2007. FapUNIFESP (SciELO).
ANDRADE, CIBELE YAHN. Acesso ao ensino superiorno Brasil: equidade e desigualdade social. Revista Ensino SuperiorUnicamp,Campinas, nº6 , 2012.
BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades.Educ. Soc,Campinas, v. 36, n. 131, p.361-390, jun. 2015.
Dados sobre porcentagem de jovens no Ensino Superior, relacionado com renda familiar, etnia e escolaridade: PNAD/IBGE (2009). Disponível em: < ftp://ftp.ibge.gov.br/Indicadores_Sociais/Sintese_de_Indicadores_Sociais_2008/Tabelas/> . Acesso em: 05 de Abril de 2017.
Dados referentes à porcentagem de estudantes em Universidades Federais –Portal do MEC (2015). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 05 de Abril de 2017.
NCES. Digest of Education Statistics 2010. 2010. Disponível em: < http://nces.ed.gov/programs/digest/d10/tables/dt10_406.asp >. Acesso em: 05 de Abril de 2017.