Alternativas agroecológicas nos territórios: a construção de comuns e a autonomia das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v7i20.1129Palabras clave:
comum, feminismo, agroecologiaResumen
Neste artigo traçamos relações entre os comuns, o feminismo e a construção de alternativas agroecológicas. Essas experiências constroem soberania alimentar, espaços de socialização e autonomia para as mulheres trabalhadoras. Escrevemos a partir de experiências concretas de resistências agroecológicas em múltiplos territórios em que estamos presentes com a Sempreviva Organização Feminista (SOF) e a Marcha Mundial das Mulheres. Apresentaremos nossa visão sobre o comum, que parte de uma perspectiva feminista, descrevemos as experiências agroecológicas e feministas de que participamos, de onde nascem muitas elaborações, sonhos e conquistas coletivas.
Descargas
Citas
CEREGATTI, Alessandra. Mulheres na reconstrução do Rio Grande do Sul com feminismo e justiça socioambiental. Disponível em: https://
www.brasildefato.com.br/2024/05/16/mulheres-na-reconstrucao-dorio-grande-do-sul-com-feminismo-e-justica-socioambiental. Acesso em: 21 nov. 2024.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum. São Paulo: Boitempo, 2017.
FEDERICI, Silvia. Sobre o Feminismo e os Comuns. 2018. Disponível em: https://outraspalavras.net/feminismos/federici-sobre-o-feminismo-eos-comuns/. Acesso em: 14 out. 2024.
_______ O feminismo e as políticas do comum em uma era de acumulação primitiva. In: MORENO, Renata (Org.). Feminismo, economia e política: debates para a construção da igualdade e autonomia das mulheres. São Paulo: SOF Sempreviva Organização Feminista, 2014. Disponível em:<http://www.sof.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Economia-epoli%CC%81tica-web.pdf>. Acesso em: 21 maio 2018.
VIEIRA, Miguel Said. Os bens comuns intelectuais e a mercantilização. São Paulo, 2014.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diálogos Socioambientais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.