Cartografia geotécnica como instrumento de planejamento territorial: as cartas de suscetibilidade na Macrometrópole Paulista

Autores

  • Omar Yazbek Bitar Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT
  • Sandra Momm Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Cartografia geotécnica, Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações, Macrometrópole Paulista

Resumo

O artigo sintetiza o desenvolvimento das cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais na região da Macrometrópole Paulista, destacando-se os desafios aos municípios em sua utilização como instrumento de planejamento territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Yazbek Bitar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT

Omar Yazbek Bitar é geológo formado pelo Instituto de Geociências da USP, Mestre em Geociências pelo Instituto de Geociências da Unicamp e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. É pesquisador e docente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), atuando na área de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Sandra Momm, Universidade Federal do ABC

Arquiteta e Urbanista (UFSC), Doutorado pelo PROCAM-USP, pós-doutorado na Faculdade de Planejamento Espacial - TU Dortmund; Professora Associada do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e Coordenadora da Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

YAZBEK BITAR, Omar; MOMM, Sandra. Cartografia geotécnica como instrumento de planejamento territorial: as cartas de suscetibilidade na Macrometrópole Paulista. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 25–29, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/592. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)