This is an outdated version published on 2020-10-08. Read the most recent version.

Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista

O papel da educação

Abstract

Processos participativos potencializam o diálogo de saberes, a constituição de redes de aprendizagem e articulação social, fundamental para a gestão dos riscos de desastres. Com enfoque sobretudo da prevenção, o papel da educação recai no exercício de cidadania - da compreensão das causas e da vulnerabilidade socioambiental - e, em casos extremos, da preparação para o exercício de autoproteção. O presente texto traz experiências no contexto da Macrometrópole, envolvendo diferentes instituições e atores sociais, para exemplificar caminhos de integração e articulação social em Educação para Redução de Risco de Desastre (ERRD).

Palavras-chave: Processos participativos; Educação; Prevenção; Risco de desastre; ERRD. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-10-08

Versions

How to Cite

Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista: O papel da educação. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 08, p. 68–71, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/359. Acesso em: 24 nov. 2024.