A teoria do sujeito em Judith Butler

O conceito de agência

Authors

  • Cristina Figueiredo UFOP

DOI:

https://doi.org/10.36942/rfim.v4i1.1000

Keywords:

Autonomia. Ética. Subjetividade. Agência moral.

Abstract

Este artigo propõe uma análise do conceito de agência à luz da filosofia de Judith Butler, uma vez que o conceito de sujeito por ela elaborado está em constante transformação. Para tanto, o artigo desdobrar-se-á em três partes: (i) a noção de sujeito linguístico: exploração de como a agência é entendida por meio da teoria da performatividade; (ii) o papel crucial dos discursos sociais no cenário de reconhecimento; e, por fim, (iii) a introdução da responsabilidade intersubjetiva em direção a uma concepção mais otimista de agência. O sujeito linguístico emerge como problemático na medida em que a sua autonomia é obnubilada, uma vez que ele é formado pela linguagem. No entanto, ao incorporar a ideia de responsabilidade intersubjetiva, a teoria ética de Butler passa por uma inovação. Nesse contexto, o sujeito compreende que não pode alcançar um conhecimento completo de si mesmo e, consequentemente, torna-se mais afeito a reconhecer as limitações dos outros. Isso, por sua vez, resulta na criação de um senso de responsabilidade em relação às outras vidas humanas.

Downloads

References

BUTLER, Judith. A Vida Psíquica do Poder: Teorias da Sujeição. Belo Horizonte : Autêntica, 2019.

BUTLER, Judith. Discurso de Ódio: Uma Política do Performativo. São Paulo : Editora Unesp, 2021.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York : Routledge, 1999

BUTLER, Judith. Relatar a si Mesmo: Crítica da Violência Ética. Belo Horizonte : Autêntica, 2017.

CLARE, Stephanie. “Agency, Signification, and Temporality”. Hypatia. v. 24, n. 4, pp. 50-62, 2009.

LELAND, Dorothy. Lacanian psychoanalysis and French feminism: toward an adequate political psychology. In: Nancy Fraser and Sandra Lee Bartky. Revaluing French Feminism: Critical Essays on Difference, Agency, and Culture. Bloomington : Indiana University Press, 1992. pp. 113–35.

LLOYD, Moya. Beyond identity politics: feminism, power & politics. London : SAGE Publications Ltd, 2005.

MAGNUS, Kathy Dow. “The Unaccountable Subject: Judith Butler and the Social Conditions of Intersubjective Agency”. Hypatia. v. 21, n. 2, pp. 81-103, 2006.

SAFATLE, Vladimir. Dos Problemas de Gênero a uma Teoria da Despossessão Necessária: Ética, Política e Reconhecimento em Judith Butler. In: BUTLER, Judith. Relatar a si Mesmo: Crítica da Violência Ética. Belo Horizonte : Autêntica, 2017.

YEATMAN, Anna. Postmodern Revisionings of the Political. New York : Routledge, 1994.

Published

2025-04-20

How to Cite

FIGUEIREDO, Cristina. A teoria do sujeito em Judith Butler: O conceito de agência. Pós-Graduação em Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 182–201, 2025. DOI: 10.36942/rfim.v4i1.1000. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/instauratiomagna/article/view/1000. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

Dossiê