O Portal de periódicos da Universidade Federal do ABC é um serviço prestado pelo Sistema de Bibliotecas da UFABC para Editores e periódicos ligados à Universidade e seus parceiros para gestão e divulgação da produção científica selecionada pelos editores das revistas componentes do portal.

Revistas

  • Permanecer - Revista Brasileira de Assistência Estudantil

    A Permanecer RBAE é um periódico idealizado e editado pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC, em um consórcio que inclui 8 universidades federais: a. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; b. Universidade Federal do Espírito Santo; c. Universidade
    Federal do Sul da Bahia; d. Universidade de Brasília; e. Universidade Federal da Integração Latino-Americana; f. Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal de Pernambuco

  • Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade

    A Revista Inclusão & Sociedade- Revincluso é uma revista interdisciplinar, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da Universidade Federal do ABC/UFABC e concebida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva (GPEEI-UFABC), em conjunto com a equipe da primeira turma do curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva da UFABC e os seguintes grupos de pesquisa: 


    Grupo de Pesquisas em Tendências na Educação Matemática (GPTEMa) - UFABC


    Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA)- UFABC


    Grupo de Pesquisa Surdos e Libras (SueLi) - UFABC 


    Grupo de Pesquisa Análise do Comportamento Humano e Educação Especial - UFSCAR 


    Grupo: Educação, Saúde e Direitos Humanos - UMESP


    Grupo de Pesquisa Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva/educação bilíngue. - USP 


    Grupo de Pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino (FORPROF) - UFT


    Grupo de Pesquisa Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica (Instituto Federal de São Paulo/ IFSP)


    Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS) - UNESP

  • Diálogos Socioambientais

    Esta publicação é uma produção do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental (GovAmb) sediado no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), e do Laboratório de Planejamento Territorial, sediado na Universidade Federal do ABC. Ela nasceu vinculada ao Projeto Temático FAPESP 2015/03804-9 "Governança Ambiental da Macrometropole Paulista face à Variabilidade Climática - MacroAmb", parte do Programa FAPESP Mudanças Climáticas Globais, coordenado pelo professor Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA/USP). Com o título "Diálogos Socioambientais na Macrometrópole" foram publicados 12 números e desde Maio de 2022, a revista passou a se chamar "Diálogos Socioambientais", permitindo assim abarcar diversos territórios, territorialidades e temas vinculados às questões socioambientais, sempre com o foco na relação sociedade e natureza, em suas diversas dimensões.


    O objetivo é ser uma revista trimestral de divulgação científica interdisciplinar, com temas de interesse do projeto temático reunindo texto de pesquisadores do projeto e convidados, de acordo com a temática escolhida em cada número. São artigos curtos, de cerca de três páginas, preferencialmente ilustrados e com linguagem acessível a um público mais geral. A escolha temática é sugerida pela coordenação do projeto, formada por professores da USP e da UFABC, e deliberada pelo Conselho Editorial. A partir daí, um dos professores do projeto é convidado a participar como editor especial do número e, em conjunto com os editores, define temas e convites. Também em conjunto com os editores, analisa o material recebido e sugere alterações e ajustes aos autores
    participantes.

  • Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação

    A “Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação” (RENI) tem como objetivo a difusão de conhecimento acadêmico e profissional com ênfase em análises interdisciplinares e avanços conceituais e metodológicos. Divulga resultados de pesquisas, experiências e trabalhos que aplicam novas modelagens teóricas e metodológicas derivadas do pensamento Schumpteriano, Institucionalista, Liberal e Austríaco. Privilegia trabalhos que utilizam modelagens
    inovadoras e em construção como: a Economia da Inovação, a Economia do Conhecimento, Economia Comportamental, a Economia Evolucionária, Economia da Complexidade, a Economia Institucional Cognitiva e a Economia Cultural. Como as mudanças tecnológicas ocorrem em distintas dimensões, os temas dos artigos podem abarcar a maioria das categorias apresentadas no “JEL Classification System”, desde que a inovação seja uma preocupação central.

  • Revista de Filosofia Instauratio Magna

    Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC (PPGFIL - UFABC), a Revista de Filosofia Instauratio Magna é organizada por seu corpo discente e visa oferecer um espaço de divulgação e debate das pesquisas acadêmicas em Filosofia que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação brasileiros. O periódico partilha das características da Filosofia na Universidade Federal do ABC: preza o rigor na análise dos textos junto à história da Filosofia e se mantém aberto a questões contemporâneas e à interdisciplinaridade.


    O foco da Revista são as produções e investigações acadêmicas filosóficas, o que inclui também trabalhos interdisciplinares que estabelecem relações com a Filosofia, em acordo com o Projeto Pedagógico interdisciplinar da UFABC. Reforçamos que todas(os) as(os) discentes de Programas de Pós-graduação em Filosofia e/ou em outras áreas, que tenham interesse em publicar na Revista, são bem-vindas e bem-vindos.


    ISSN 2763-7689

  • ÎANDÉ : Ciências e Humanidades

    A Revista ÎANDÉ é editada por professoras e professores do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), localizada em São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Publicada quadrimestralmente, a revista foi lançada na segunda metade de 2017 e está aberta para o recebimento de artigos científicos originais e inéditos produzidos por estudantes de gradução  da UFABC e outras Instituições, desde que orientados por professor(a) com título de Doutor(a), preferencialmente (mas não exclusivamente), no âmbito de Ciências e Humanidades.


    ISSN: 2594-973X