Fome, crises alimentares e participação social
a política como conhecimento coletivo e a atuação do COMUSAN-SP
Palabras clave:
Segurança alimentar, Segurança nutricional, Segurança Alimentar Urbana, Participação social, Participação e controle socialResumen
Povos originários e povos de matrizes africanas sempre cultuam muito a natureza. Assim como os peixes precisam das águas, os orixás precisam de cuidados. Os orixás vivem através das águas, das folhas, do verde, das matas, das terras que nos trazem o alimento. Com as ocupações a gente perdeu um pouco de espaço, mas os orixás estão presentes em tudo, no verde. Ossain cuida das matas e das folhas. Oxossi dos animais, dos alimentos. Omolu Obaluaê cuida das terras, que nos dá alimento também. É uma história totalmente ligada à natureza, por isso a preservamos (2023, depoimento coletado pelos autores)
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Citas
CARMO, Elaine S. et al (organização). Exú, cabaça e prosperidade: uma proposta de economia de terreiro. São Paulo: UNIFESP, 2021;
D’Andrea, Tiarajú Pablo. A Formação das Sujeitas e dos Sujeitos Periféricos. São Paulo: Dandara Editora/Fundação Rosa Luxemburgo, 2022.
FAO. Pacto de Política Alimentaria Urbana de Milán: Marco de Monitoreo. Roma: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 2021.
Nyéléni. Declaração de Nyéléni. Nyéléni: Foro Mundial Pela Soberania Alimentar, 2007. Disponível em: https://nyeleni.org/en/declaracao-denyeleny-foro-mundial-pela-soberania-alimentar/ONU. Nova Agenda Urbana III. Quito: ONU/HABITAT, 2019
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